O futebol brasileiro terá uma pausa sem jogos por conta da Data-Fifa. Diversos clubes optaram por dar alguns dias de folga para seus elencos, mas os dirigentes terão muito trabalho pela frente.
Esse fato é devido termos menos de um mês para a abertura da janela de transferências no Brasil. A partir do dia 3 de julho as equipes poderão registrar jogadores no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
Isso vale tanto para atletas que estejam no futebol exterior como no mercado interno. Mas é bem provável que acertos aconteçam nos próximos dias.
Clubes com foco no Mercado da Bola pensando na disputa da Copa do Brasil
Um ponto importante envolve os times que estão nas quartas de final da Copa do Brasil. Isso porque os confrontos acontecem na semana do dia 5 de julho, ou seja, dois depois da abertura da janela de transferências.
Tempo maior para Brasileirão, Libertadores e Copa Sul-Americana
Se o prazo para a Copa do Brasil é apertado, o mesmo não se aplica as demais competições em aberto para o segundo semestre.
No Campeonato Brasileiro os clubes podem inscrever reforços até o dia 25 de agosto, até chegar a um máximo de 50 atletas. Além disso, oito mudanças podem ser realizadas na lista até o dia 15 de setembro, mas apenas para retirar jogadores que estejam previamente inscritos.
Já as oitavas de final da Libertadores da América e Copa Sul-Americana acontecem apenas na primeira semana de agosto. Dessa forma quem seguir nas competições terá um tempo considerável para contratar jogadores na janela de transferências e entrosar atletas com o elenco profissional.
Um fato importante é um jogador que tenha seu vínculo encerrando no dia 30 de junho só pode ser oficializado após o término do contrato. Ou seja, apenas a partir do dia 1º de julho devemos ter jogadores que podem até estar acertados com novas equipes, com pré-contrato firmado.

