Nesta sexta-feira (30), a Liga Forte Futebol (LFF), divulgou um importante acordo para os clubes brasileiros que fazem parte da entidade.
Foi firmado um contrato com os investidores Life Capital Partners e Serengeti Asset Management, prevendo um investimento de R$ 2,3 bilhões para as equipes participantes. Em troca, eles terão acesso a 20% de todas as receitas comerciais do Brasileirão durante 50 anos, começando em 2025.
A aprovação do acordo ocorreu em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta sexta-feira (30) na sede da XP, representa uma oportunidade sem precedentes para impulsionar o futebol brasileiro.
Aporte inicial na Liga Futebol Forte
Nos próximos dias os investidores, através da XP, irão fazer um adiantamento de parte dos recursos, podendo chegar até R$ 500 milhões.
Das 26 equipes, apenas Internacional, Náutico e Atlético-MG ainda não assinaram por estarem obrigados a percorrer trâmites internos antes da adesão ao acordo.
Outro ponto importante é que o contrato garante uma comercialização coletiva dos direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025. Dessa forma, investidores e LFF já devem iniciar o planejamento para essa questão.
Além dos 26 clubes, a Liga Futebol Clube informou que outras equipes se mostrarão interessadas em participar do projeto, mas sem divulgar o nome dos times. Mas existe a possibilidade de adesão de novos participantes até que a comercialização dos direitos comerciais seja iniciada.
Carlos Gamboa, Fundador e Board Member da LCP – Life Capital Partners, acrescentou:
“Estamos entusiasmados em fazer parte deste momento de transformação do futebol brasileiro. Acreditamos no enorme potencial dos clubes da LFF e estamos ansiosos para ver o impacto que nosso investimento trará”, afirmou Carlos Gamboa.
Por fim, Joseph A. LaNasa, fundador e CEO da Serengeti Asset Management, comentou.
“Esse investimento estratégico reflete nossa confiança e entusiasmo pelo futebol brasileiro. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada para modernizar a gestão dos direitos de mídia e comerciais e ajudar a tornar o futebol brasileiro uma das principais ligas do mundo” declarou Joseph A. LaNasa.

