O Palmeiras recebe o Botafogo na tarde deste domingo (25), no Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 16h00, em jogo da 12ª rodada do Brasileirão Série A.
Os donos da casa estão invictos na atual temporada na condição de mandante com 88% de aproveitamento, sendo 15 vitórias e três empates em 18 jogos dentro de seus domínios.
Nas últimas 57 partidas atuando diante de sua torcida, o Verdão soma 45 vitórias, dez empates e somente duas derrotas.
Palmeiras perdeu somente uma vez para o Botafogo nos últimos 10 jogos
O retrospecto recente do confronto entre Palmeiras e Botafogo é totalmente favorável ao clube paulista, que possui sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota nas últimas dez partidas disputadas.
O único tropeço do Verdão diante do Glorioso neste período aconteceu em outubro de 2020, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A equipe alvinegra, então comandada por Bruno Lazaroni, superou o time alviverde, de Vanderlei Luxemburgo, pelo placar de 2 x 1.
Os gols foram marcados por Pedro Raul e Caio Alexandre a favor do Botafogo, enquanto Willian Bigode descontou para os palmeirenses.
Em 2022 o Verdão venceu nos dois turnos do Brasileirão
Pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, em que o Palmeiras foi campeão, o time do técnico Abel Ferreira venceu os dois jogos diante do Botafogo.
No primeiro turno, o Verdão goleou o time carioca por 4 x 0 no Allianz Parque. Depois, no duelo do returno, disputado no Engenhão, novo triunfo alviverde pelo placar de 3 x 1.
Palmeiras nunca perdeu para o Botafogo em seu estádio
Desde que foi inaugurado, em novembro de 2014, o Palmeiras jamais foi derrotado pelo Botafogo dentro do Allianz Parque, somando quatro vitórias e um empate em cinco duelos já realizados.
Além disso, o Verdão anotou dez gols sobre o adversário carioca e sofreu apenas um, acumulando um saldo positivo de nove gols.
Considerando o período do estádio como Palestra Itália, o Glorioso venceu o adversário somente uma única vez nos últimos 19 jogos, com mais 12 vitórias palmeirenses e seis empates.
Palmeiras x Botafogo: quem mais venceu?
Em 100 anos de história, o clássico nacional já foi disputado 123 vezes e o retrospecto do confronto é favorável ao Palmeiras, que tem 50 vitórias contra 35 triunfos do Botafogo, mais 38 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem segue sendo do Verdão, com 28 vitórias e 15 derrotas, além de 19 empates em 62 partidas.
No Torneio Rio-São Paulo, Palmeiras e Botafogo se enfrentaram em 26 confrontos, e o Botafogo passa a ser o maior vencedor, somando dez triunfos e sete derrotas, mais nove empates.
Já pela Copa do Brasil, o retrospecto é totalmente equilibrado, com uma vitória para cada lado e duas igualdades.
No saldo de gols, o Verdão leva a melhor ao contabilizar 185 tentos diante de 152 botafoguenses.
As maiores goleadas
Nos encontros mais recentes, o Palmeiras goleou o Botafogo em seu estádio, pela décima rodada do Brasileirão de 2022, por 4 x 0.
Gustavo Scarpa, Wesley e Rony (duas vezes) balançaram as redes.
No entanto, o placar mais elástico da história deste clássico nacional foi registrado no Campeonato Brasileiro de 1999, quando o Verdão, então treinado por Luiz Felipe Scolari, “atropelou” o Glorioso por 6 x 0.
Os gols foram marcados por Asprilla (duas vezes), Cleber, Agnaldo Liz, Pena e Evair.
Do lado alvinegro, o maior marcador sobre o adversário paulista aconteceu em janeiro de 1950, em jogo do Torneio Rio-São Paulo, que terminou 3 x 0 para o Botafogo.
A partida foi realizada no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e os gols botafoguenses foram assinalados por Zezinho (dois) e Jaime.
Felipão é também o treinador com mais jogos contra o Botafogo, ao ficar na beira do gramado em 18 oportunidades.
Ademir da Guia, o “Divino”, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, entrou em campo 22 vezes diante do Glorioso e se tornou o jogador que mais vezes atuou na história do confronto.
O primeiro e o último confronto
O primeiro jogo entre Palmeiras e Botafogo foi realizado há pouco mais de 100 anos no então estádio do Parque Antarctica, em São Paulo, no dia 3 de maio de 1922, e o time alviverde venceu por 1 x 0, com gol do atacante Caetano Imparato.
A última partida entre os dois clubes aconteceu no Engenhão, em outubro do ano passado, pela 29ª rodada do Brasileirão Série A, e a equipe de Abel Ferreira superou o Botafogo de virada por 3 x 1.
Os gols palmeirenses foram assinalados por Gustavo Scarpa (em cobrança de pênalti), Mayke e Dudu, enquanto Tiquinho Soares anotou para os donos da casa.

