Home Futebol Ranking compara resultados esportivos com milhões gastos pelos clubes do Brasileirão 2022

Ranking compara resultados esportivos com milhões gastos pelos clubes do Brasileirão 2022

Confira a folha salarial x desempenho dos clubes que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro na última tempo

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nos últimos anos estamos vendo clubes como Flamengo e Palmeiras se destacando não só no Brasil como na América do Sul. A folha salarial de ambos está entre as maiores do país, mas no futebol altos investimentos não são garantia de sucesso dentro de campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso fica evidente quando analisamos o investimento dos 20 clubes que disputaram a Série A do Brasileirão em 2022 em comparação com o resultado nas principais competições.

O dois clubes citados conseguiram títulos no último ano, mas o Atlético-MG, com a quarta maior folha, por exemplo, foi apenas o 7º no Brasileirão e chegou nas quartas da Libertadores

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira abaixo o resumo dos 20 times:

Pontos de destaque do ranking dos clubes da Série A do Brasileirão em 2022

Em relação ao Flamengo e Palmeiras é possível afirmar que o alto investimento se traduziu em resultados esportivos. clube carioca garantiu dois títulos enquanto o time paulista venceu um, além de chegar nas semifinais da Copa Libertadores da América.

No caso do Atlético-MG temos um desempenho que ficou abaixo do esperado. Isso porque o time teve a quarta maior folha salarial na última temporada, mas ficou longe de disputar títulos. Seu melhor resultado foi ter chego às quartas de final da Libertadores.

PUBLICIDADE

Outro ponto que podemos ressaltar é o fato de que no Brasileirão os clubes com maiores folhas salariais foram o que tiveram melhor resultado. A exceção ficou para o Fortaleza, com a 11ª folha do Brasil, mas que foi o 8º colocado no Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

América-MG e Goiás, respectivamente 10º e 13º colocados, são outros dois clubes que podemos citar. Isso porque mesmo sem ter um alto investimento em salários ambos conseguiram bons resultados no campeonato nacional.

Cenário nas Copas

Algo interessante a se notar no comparativo é ver que nos torneios de mata-mata aumentam as chances de equipes com menor investimento terem um bom desempenho.

Os exemplos ficam para o Ceará, que chegou nas quartas de final da Copa Sul-Americana e o Atlético-GO, semifinalista da competição. Mas é importante fazer uma ressalva, já que os dois clubes acabaram rebaixados no Brasileirão.

Better Collective