Analisando o desempenho do Flamengo após a Data Fifa, Mauro Cezar Pereira enxergou um comportamento controverso. Durante o programa Posse de Bola, do UOL Esporte, houve uma sinalização que os jogadores se entregam bastante nos duelos de mata-mata, mas não atuam com a mesma intensidade nos jogos do Brasileirão. Diante disso, a postura possui justificativa pelo “atalho” envolvendo premiações em torneios mais curtos.
“Se você observar, o comportamento do Flamengo em jogos de mata-mata muda completamente. Nos últimos jogos de mata-mata, dois contra o Fluminense e um contra o Racing, os times só conseguiram finalizar oito vezes em média. Nos jogos do Brasileiro, são 24 nos últimos três jogos, é o triplo. É muito evidente que a mobilização é outra, que os jogadores do Flamengo se concentram de outra maneira em jogos de mata-mata. Eles escolhem os jogos, eles não entram no Brasileiro com o empenho, a concentração, a mobilização que o campeonato exige. Vão pelo atalho, modo Renato Portaluppi, menos partidas, premiação altíssima e pode ser campeão como no ano passado. Está muito claro, e isso é reflexo da permissividade que impera no Flamengo, os jogadores escolhem os jogos“, disse.
Neste contexto, Renato Maurício Prado reagiu e fez questão de soltar uma indireta após o discurso de Mauro Cezar. Bastante experiente no jornalismo, o profissional apontou que jamais viu um comportamento semelhante envolvendo a possível realidade do Flamengo. Dessa forma, ele criticou os nomes da área que fazem tudo para proteger os treinadores.
“Existe nova classe de jornalistas e analistas: os defensores de técnicos. Não interessa o que fazem, estão certos. E a culpa é dos jogadores. Em quase 50 anos de profissão, nunca vi jogador “escolher jogo”. Mas até isso é inventado para defender os “treineiros”. Tsc, tsc..”, escreveu no Twitter.
Existe nova classe de jornalistas e analistas: os defensores de técnicos. Não interessa o que fazem, estão certos. E a culpa é dos jogadores. Em quase 50 anos de profissão, nunca vi jogador “escolher jogo”. Mas até isso é inventado para defender os “treineiros”. Tsc, tsc..
— Renato M. Prado (@RMPoficial) June 27, 2023
Ainda que o Flamengo tenha vencido o Santos, RMP detonou a atuação da equipe. Por conta disso, Jorge Sampaoli virou alvo de fortes críticas e o jornalista segue desaprovando o trabalho do argentino à frente do Rubro-Negro.
“Lento, sem imaginação, sem mostrar evolução coletiva alguma, após 10 dias sem jogos e sete de treinos, o Flamengo desanima seu torcedor, apesar de colocação razoável na tabela.”, detonou em sua coluna no UOL Esporte.

