O Coritiba sabe da dificuldade, mas não deixa de tentar a contratação do técnico Paulo Autuori, do Atlético Nacional, da Colômbia. Ele é o principal alvo da Treecorp Investimentos, dona de 90% da SAF do Coxa, para o lugar de Antônio Carlos Zago.
O Torcedores.com apurou que o CEO do Coritiba, Carlos Amodei, é quem lidera as negociações. O executivo procurou saber as condições de Paulo Autuori no começo de abril, quando demitiu o português António Oliveira.
Desde então, Carlos Amodeo está convencido de que tem argumentos suficientes para convencê-lo a voltar a comandar uma equipe brasileira. Seu último trabalho como treinador foi no Athletico Paranaense em 2020.
Nos contatos preliminares com Paulo Autuori, o Coritiba ofereceu o cargo de coordenador técnico para janeiro de 2024, depois do fim do Campeonato Brasileiro. Assim, o veterano teria tempo suficiente para ajudar a estruturar o departamento de futebol do Coxa.
Ainda segundo apurou a reportagem, Paulo Autuori sugeriu que um de seus auxiliares assumisse o Coritiba, possibilidade que foi descartada. A alternativa é o assistente Thiago Kosloski, ex-técnico do sub-20, assumir o time principal até o fim da temporada.
O Coritiba entregaria o departamento de futebol para Paulo Autuori. O técnico teria autonomia para escolher os profissionais que irão comandar o profissional e a base. E também a equipe feminina alviverde.
Com ele à frente, o Coxa não contrataria mais um diretor executivo ou gerente de futebol. Com isso daria poder para todas as decisões, desde que dentro do orçamento projetado pela Treecorp Investimentos.
Cofres abertos
O Coritiba aceita oferecer um salário que coloque Paulo Autuori entre os técnicos mais bem remunerados do futebol brasileiro. Por ele, a diretoria alviverde estaria disposta a “quebrar a banca” a fim de evitar um novo rebaixamento no Brasileirão.
As conversas com o técnico ainda não evoluíram para os números. Até o momento, o contato se baseou em assuntos burocráticos, financeiros, estruturais, investimento no elenco, formação de comissão técnica e gestão de trabalho.

