Na última quarta-feira (21), o Santos foi derrotado pelo Corinthians pelo placar de 2 x 0, em clássico marcado por uma confusão no fim da partida, que precisou ser encerrada aos 41 minutos da segunda etapa.
Por conta disso o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aplicou uma punição preventiva de forma que a Vila Belmiro ficará 30 dias sem poder ter a presença da torcida. Um fato importante é que essa pena vale inclusive para os jogos do futebol feminino.
“Pedido de interdição seria analisado, mas assim não foi, foi feito apenas sem a presença de torcedores. Não podemos correr riscos, o futebol brasileiro não pode correr risco de uma manifestação tão ruim como a que aconteceu ontem. Existem outras formas democráticas e sociais de se manifestarem. Todos podem se manifestar, nas formas adequadas, legais, democráticas e socialmente aceitas”, afirmou José Perdiz de Jesus, presidente do Tribunal.
Além disso, o clube não poderá contar com seus torcedores nos confrontos em que atuar como visitante no mesmo período.
Punição preventiva ao Santos
A pena do STJD já será válida para o duelo do Santos contra o Flamengo, que acontecerá no próximo domingo (25), às 18h30.
Porém o prazo de 30 dias foi definido de forma preventiva, devido a gravidade dos incidentes na Vila Belmiro.
Dessa forma, após o julgamento, em data que ainda será definida, pode alterar essa pena, tanto diminuindo o número de jogos como aumentando a quantidade. O Peixe pode ter até mesmo ter perda de mando de campo, por exemplo.
Mantendo o prazo de 30 dias, o Santos não poderá contar com seus torcedores nos seguintes jogos:
- 25/6 – Flamengo (C) – Brasileirão
- 29/6 – Blooming (C) – Copa Sul-Americana
- 2/7 – Cuiabá (F) – Brasileirão
- 9/7 – Goiás (C) – Brasileirão
- 16/7 – São Paulo (F) – Brasileirão
- 22/7 – Botafogo (C) – Brasileirão

