Home Futebol Um mês depois: o que mudou no Corinthians após a chegada de Luxemburgo?

Um mês depois: o que mudou no Corinthians após a chegada de Luxemburgo?

Treinador chega a um mês no comando técnico do Timão nesse dia 1º de junho

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nessa quinta-feira (1), Vanderlei Luxemburgo chega ao seu primeiro mês no comando técnico do Corinthians. E em sua terceira passagem o treinador já implementou mudanças importantes no time. É possível ver alterações na forma do Timão jogar. Além disso ele fez trocas na equipe titular e mostrou até uma importante variação tática no duelo contra o Atlético-MG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois de uma sequência de resultados ruins e atuações questionáveis, o clube emendou quatro jogos de razoáveis para bons na derrota para o Flamengo, empate contra o Argentino Juniors e vitórias contra Fluminense e Atlético-MG. Além disso são três jogos seguidos sem sofrer gols.

A chegada do técnico influenciou até mesmo fora de campo, blindando elenco e diretoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confira um resumo das principais mudanças do Timão sob o comando de Vanderlei Luxemburgo

Medalhões perdendo espaço no Timão

Titulares absolutos com outros treinadores, Fábio Santos e Fagner hoje são opção no banco de reservas. No caso do lateral-direito ele vem entrando no segundo tempo e foi uma das surpresas na escalação para o duelo contra o Galo, quando Luxemburgo colocou o jogador como ala. Já o veterano lateral-esquerdo esquerdo perdeu de vez a posição para Bidu.

Novos titulares nas laterais

Muitos torcedores do Corinthians cobravam o clube para contratar um lateral-esquerdo para ser titular. Mas hoje muitos elogiam as atuações de Matheus Bidu, que se firmou como titular. Já do lado direito a surpresa é Bruno Méndez, que barrou Fagner no Timão e deixou Rafael Ramos sem espaço.

Recuperação de atletas

Após partidas ruins e falhas importantes, Maycon era visto por parte da torcida como um jogador que não devia merecer mais chances. Já Paulinho tinha o questionamento sobre não ter uma função definida.

Luxemburgo bancou ambos no time titular e os dois deram resposta. O primeiro vem mantendo atuações regulares sem comprometer enquanto o segundo parecia ter se firmado como primeiro volante, posição inédita em sua carreira, mas foi prejudicado pela recente lesão.

PUBLICIDADE

Adson de volta ao time titular do Corinthians

Durante o Paulistão o jogador foi um dos destaques do Timão. Mas após a eliminação do estadual ele perdeu espaço, sendo preterido por jovens da base, Romero e até mesmo o recém-chegado Barletta.

Porém ele voltou a recuperar seu espaço no time, mostrando inclusive sua importância tática quando o Corinthians é atacado. Contra o Atlético-MG ele acabou começando como reserva, mas isso pode ter sido por conta da mudança tática de Luxemburgo no duelo da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Oportunidades para a base

O Corinthians vem utilizando diversos atletas da base nos últimos anos. Mas com Luxemburgo essa situação aumentou. Murillo se firmou como titular na zaga. Já no ataque o técnico vem dando diversas oportunidades para jogadores. Os destaques mais recentes são Wesley e Felipe.

Além disso o treinador do Timão fez questão de barrar a ida de Pedro para a seleção sub-20 do Brasil e deixou claro que queria contar com Biro, jogador que já tinha sido liberado pela antiga comissão.

Por fim vale citar a forte presença da base nos treinos, justamente para Luxemburgo observar de perto jogadores que podem ser integrados ao time principal.

Time mais compacto em campo

Luxemburgo vem buscando melhorar o sistema defensivo do Corinthians para que o time sofra menos gols. E nas quatro últimas partidas é possível notar uma evolução nisso. Contra o Flamengo o gol da derrota nasce de uma desatenção defensiva com Léo Pereira, lesionado, marcando o gol carioca.

Contra o Argentinos Juniors a defesa passou sem ser vazada, algo q se repetiu contra o Fluminense. E por mais que Cássio tenha trabalhado contra o Flu, o sistema defensivo do Corinthians funcionou, tanto que o time de Fernando Diniz teve problemas para criar jogadas de perigo, abusando de chutes de longa distância e tendo Cano apagado na partida.

Por fim contra o Atlético-MG a defesa se manteve firme e concedeu poucas chances ao ataque mineiro.

Blindagem do elenco do Timão e dirigentes

Nas entrevistas sempre é possível ver o treinador evitando criticar jogadores. Pelo contrário, sempre vemos Luxa buscando chamar a responsabilidade para si mesmo.

PUBLICIDADE

Isso ajuda a evitar críticas tanto em relação ao elenco como até mesmo na diretoria.

Esse fato é muito importante visto que a torcida entrou em “rota de colisão” com o clube. Desde que o técnico chegou, tanto mídia como torcedores mudaram o tom dos comentários.

Better Collective