A janela de meio de ano no Brasil costuma mudar a situação dos times, tanto por conta da chegada de reforços como pela saída de atletas.
Já tivemos diversos clubes anunciando novos jogadores, mas os dirigentes já precisam correr para fechar novas negociações. Isso porque a janela de transferências em território nacional fecha no próximo dia 2 de agosto.
Inscrições e mudanças dos times do Brasil para as competições em andamento
Depois de fechar a janela de transferências, os clubes podem optar por mudanças dos seus elencos nas competições que estão em disputa, com o seguinte calendário:
- Campeonato Brasileiro: 25/8 (novos jogadores, limite de 50) / 15/9 (alteração de até oito atletas da lista inicial)
- Copa do Brasil: 8/8 (sem limite de jogadores inscritos)
- Libertadores da América: oitavas de final – 29/7 (até cinco trocas) / quartas de final – 19/8 (até três trocas) / semifinais – 23/9 (até três trocas)
- Copa Sul-Americana: oitavas de final – 29/7 (até cinco trocas) / quartas de final – 19/8 (até três trocas / semifinal – 23/9 (até três trocas)
Exceções e saídas
Apesar da janela de transferências fechar no dia 2 de agosto, os times do Brasil ainda têm uma possibilidade de contar com reforços dentro dos prazos das competições citadas acima, mas isso se aplica apenas a jogadores que ficaram livres no mercado dentro do prazo da abertura da janela de meio de ano.
Ou seja, caso um atleta rescinda seu contrato com atual equipe ou seja dispensado, ele poderá atuar por um clube brasileiro ainda nesta temporada.
Por outro lado, o Mercado da Bola internacional pode fazer com que atletas deixem o Brasil e sem reposição para seus clubes.
Na Europa as principias ligas contam com uma janela aberta até o dia 1º de setembro. Mas a principal preocupação não só para os times brasileiros como para os europeus hoje é o futebol árabe.
E na Arábia o prazo é ainda maior, com a janela de transferências aberta até o dia 20 de setembro.

