Líder isolado do Brasileirão Série A, o Botafogo entra em campo no domingo (9) contra um vice-líder que é também um anfitrião absolutamente indecoroso. A frase descreve a partida de logo mais, Às 18h30, contra o Grêmio, em Porto Alegre, mas descreve perfeitamente o contexto da partida da 12ª rodada, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.
Na 14ª rodada, então, o Fogão se encontra na mesma situação. Isso porque, se o Verdão viu sua marca de 30 partidas sem perder em seus domínios cair justamente com a vitória botafoguense por 1 a 0 (gol de Tiquinho Soares), o “Imortal” tem um “tabu” para defender. Os comandados de Renato Gaúcho não são derrotados na Arena desde agosto de 2022.
Desde então, foram 24 partidas disputadas, com 18 vitórias do Grêmio e seis empates. Com a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, inclusive, o time segue como um dos únicos do Brasileirão a se manter invicto como anfitrião – o próprio time carioca, além de Fortaleza e Fluminense completam a “lista”. No recorte da temporada toda, porém, o clube é o único a manter a invencibilidade até aqui.
Botafogo é visitante “indigesto” no Brasileirão
Se o retrospecto do Grêmio como mandante é um obstáculo, então o desempenho do Botafogo como visitante no Brasileirão é a principal ferramenta para superá-lo. O time carioca, que lidera o Brasileirão com 33 pontos, somou 12 deles atuando fora de casa. Foram quatro vitórias e duas derrotas em seis jogos longe do estádio Nilton Santos.
Além do Palmeiras, na 12ª rodada, o Fogão bateu Cuiabá, Bahia e Flamengo (em clássico marcado por duas expulsões e claro, mais um gol de Tiquinho Soares) jogando como visitante. As derrotas foram as duas únicas do time na competição, para Goiás e Athletico Paranaense.

