Home Futebol Brasileirão Série A tem recorde de treinadores estrangeiros

Brasileirão Série A tem recorde de treinadores estrangeiros

Mais da metade dos técnicos da competição são nascidos fora do país

Por Rafael Alaby em 19/07/2023 16:58 - Atualizado há 3 anos

Lucas Figueiredo/CBF

Com o anúncio da contratação do técnico Eduardo Coudet pelo Internacional, o Brasileirão Série A conta com 11 treinadores estrangeiros. De acordo com levantamento feito pela Itatiaia, pela primeira vez a elite da competição terá mais da metade dos técnicos nascidos fora do Brasil.

No início do Brasileirão, os gringos respondiam por metade dos técnicos.

Os portugueses lideram com sete treinadores: Bruno Lage (Botafogo), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Pepa (Cruzeiro), Antonio Oliveira (Cuiabá), Renato Paiva (Bahia) e Armando Evangelista (Goiás).

Abel Ferreira é o mais longevo dos treinadores na Série A. Ele assumiu o Palmeiras em novembro de 2020 e desde então conquistou nada menos do que oito títulos pelo Palmeiras, entre eles duas Copas Libertadores (2020 e 2021). O lusitano é o comandante mais vitorioso entre os gringos na história do futebol brasileiro.

Os outros quatro treinadores estrangeiros são argentinos: Jorge Sampaoli (Flamengo), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Eduardo Coudet (Internacional) e Ramón Díaz (Vasco). Esses dois últimos vão estrear nos cargos no próximo fim de semana com 16ª rodada do Brasileirão.

A publicação ainda levantou que nos últimos 20 anos, nada menos do que 65 treinadores estrangeiros trabalharam nas duas primeiras divisões do futebol nacional. No momento, a Série B só conta com profissionais brasileiros.

Os treinadores estrangeiros do Brasileirão Série A

Botafogo – Bruno Lage (POR);

Flamengo – Jorge Sampaoli (ARG);

Palmeiras – Abel Ferreira (POR);

Bragantino – Pedro Caixinha (POR);

Fortaleza – Juan Pablo Vojvoda (ARG);

Cruzeiro – Pepa (POR);

Inter – Eduardo Coudet (ARG);

Cuiabá – Antonio Oliveira (POR);

Bahia – Renato Paiva (POR);

Goiás – Armando Evagelista (POR);

Vasco – Ramón Díaz (ARG).

Exit mobile version