CBF coloca árbitro de Athletico x Palmeiras em “processo de reciclagem” após polêmica
Presidente da Comissão de Arbitragem declarou que Jean Pierre vai passar por análise após polêmica no jogo entre Furacão e Verdão
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Nesta terça (4), a CBF divulgou vídeo de Wilson Seneme analisando os lances que geraram repercussão na rodada do Brasileirão. O presidente da Comissão da Arbitragem da CBF avaliou que o árbitro de Athletico x Palmeiras errou ao não expulsar o zagueiro dos mandantes e afirmou que Jean Pierre vai para “processo de reciclagem”.
“Devemos avaliar esse tipo de contato se é normal, faltoso, conduta violenta. A ação está dissociada da disputa pela bola. A regra é muito clara quanto a isso: cotovelo indo em direção ao rosto e cabeça do adversário, é possível interpretar como conduta violenta”, disse Seneme sobre o lance polêmico em Athletico x Palmeiras. Segundo o integrante da CBF, a movimentação do jogador do Furacão em direção ao atacante do Verdão deveria ser punida com expulsão. “Se o braço não tem força suficiente, não seria conduta violenta. Essa ação deveria, sim, ter sido considerada como cartão vermelho”, avaliou Seneme.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF ainda destacou o áudio do VAR que revela o árbitro falando em ‘braço temerário’. “Para ser ‘braço temerário’, ele deveria ter analisado uma disputa pela bola. Como não houve, ele teria que ter analisado uma possível conduta violenta, o que ele não fez”, explicou Seneme. Então, o integrante da CBF declarou que Jean Pierre vai passar por procedimento interno de arbitragem. “Vamos conversar com o Jean e ele vai entrar no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro, passar por uma período de análise para ele poder, enfim, trabalhar esses conceitos do que é conduta violenta”, disse o integrante da CBF.
Afastamento de árbitro de Athletico x Palmeiras ocorre após disputa de bastidores com a CBF
A análise do presidente da Comissão de Arbitragem sobre o desempenho de Jean Pierre veio a público no dia seguinte a um acirramento de ânimos entre o Verdão e a entidade máxima do futebol brasileiro. Na última segunda (3), a CBF divulgou nota criticando as declarações do auxiliar técnico do Palmeiras, João Martins, após o empate com o Athletico. Por sua vez, o Alviverde rebateu a nota com questionamentos à Confederação Brasileira de Futebol.
Em meio à polêmica com a CBF, o Palmeiras vai a campo nesta quarta, às 19h30 (de Brasília), para enfrentar o São Paulo, no Morumbi, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta será disputado na próxima quinta (13), às 20 horas (de Brasília), desta vez com mando do Verdão.

