O ponto forte do Palmeiras de Abel Ferreira sempre foi o sistema defensivo. O time sofria poucos gols e, consequentemente, perdia poucos jogos.
Mas, esse ano, a coisa mudou um pouco. A defesa tem sofrido mais gols e o time tem perdido mais que o habitual.
Um dado que chama atenção é que na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras sofreu gol em todos os jogos disputados no Allianz Parque.
O Verdão disputou oito partidas em casa nesse campeonato, sofrendo gol nos oito jogos. Ao todo, foram cinco vitórias, dois empates e uma derrota ao lado do torcedor.
Jogos do Palmeiras no Allianz Parque pelo Brasileirão:
Palmeiras 2 x 1 Cuiabá
Palmeiras 2 x 1 Corinthians
Palmeiras 4 x 1 Grêmio
Palmeiras 1 x 1 Red Bull Bragantino
Palmeiras 3 x 1 Coritiba
Palmeiras 0 x 1 Botafogo
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Palmeiras 3 x 1 Fortaleza
Se levarmos em consideração todo o campeonato, o desempenho também preocupa. Em 16 partidas, o Verdão sofreu 14 gols. Ou seja, quase um por jogo, em média.
Defesa preocupa também em outras competições
Esse baixo desempenho da defesa não é exclusividade do Brasileirão. Na Libertadores, por exemplo, na fase de grupos, o Verdão sofreu três gols em três jogos no Allianz Parque. Somando todos os jogos, foram seis gols sofridos em seis partidas. Ou seja, em média, leva gol todo jogo.
Na Copa do Brasil, o Verdão disputou também seis partidas, três em casa e três fora. E a média também não é boa.
No Allianz Parque, foram quatro gols sofridos em três jogos. Mais de um gol por jogo. Na competição toda, em seis jogos, sofreu sete gols.
Falta de um primeiro volante pode ser a explicação
No início do ano, o Palmeiras vendeu o volante Danilo, um dos destaques do time, para o futebol da Inglaterra. Desde então, não contratou nenhum jogador para a posição.
A solução de Abel Ferreira acabou sendo improvisar Zé Rafael, que jogava mais adiantado, para essa função de “camisa 5”. Mas, os torcedores sentem que o time perdeu um pouco defensivamente com essa mudança.
A diretoria do Palmeiras admite publicamente que está buscando a contratação de um jogador para essa posição. Mas, até agora, não contratou.
Fato também que houve uma queda de rendimento de alguns jogadores importantes, como Gómez, Marcos Rocha e Weverton. Mas, isso pode estar atrelado a um sistema defensiva mais exposto.

