A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 é uma edição pra lá de especial. Não só é aquela que promete ter o maior público e maior audiência da história, como também marca a despedida da maior jogadora de todos os tempos: a ‘Rainha’ Marta.
Aos 37 anos e vivendo seus últimos anos da carreira, a camisa 10 da seleção brasileira feminina anunciou que esta será, de fato, o último Mundial que irá disputar. Tanto que não será titular, pelo menos nas primeiras partidas, da equipe da técnica Pia Sundhage.
Ainda assim, a influência de Marta é enorme na equipe, seja na parte técnica ou na parte de liderança. Em entrevista à ESPN, a jogadora reconheceu e detalhou o novo momento como atleta, e deixou um ‘aviso’ para as jogadoras da seleção brasileira feminina.
“Desde o primeiro momento que fui convocada e estava sendo cotada para mais uma Copa, deixei claro que não sou mais aquela de 20 anos atrás. Tenho que me adaptar ao momento de agora”, explicou a camisa 10, que na próxima segunda-feira (24) pode se tornar a primeira jogadora a marcar em seis edições diferentes da Copa do Mundo de Futebol Feminino.
A experiência acumulada dos outros cinco mundiais, inclusive, permite que Marta tenha um conhecimento único sobre a competição — e claro, que passe às suas companheiras de equipe. Tanto que deixou um ‘aviso’ sobre o que é preciso fazer para ter sucesso.
“O que vai fazer a diferença é o que estamos fazendo aqui, o que acreditamos que pode dar certo com a equipe bem conectada, fazer as coisas juntas, como a Pia sempre fala, precisamos fazer as coisas juntas, que é um grande passo para o sucesso. Precisamos concentrar na nossa equipe”, disparou a craque, que atua pelo Orlando Pride-EUA.
Marta brinca com ‘lado torcedora’ em próxima Copa do Mundo
Mesmo que a atual Copa do Mundo seja a principal preocupação, Marta consegue pensar na próxima edição, em que já não estará em campo com a Seleção. E prometeu não aliviar as colegas nas ‘cornetadas’.
“Consigo imaginar. Acordar logo cedo pensando naquele jeito brasileiro, de já fazer um churrasco, reunir amigos, torcer sem medo de ser feliz. Nunca tive essa oportunidade de ver o futebol feminino jogar uma Copa do Mundo, Olimpíada. Logo vou estar nessa posição de fazer churrasco com os amigos, festejando o futebol feminino. Vou ser ‘corneta’”, projetou a ‘Rainha’.
Marta e a seleção brasileira feminina estreiam na Copa do Mundo de Futebol Feminino na próxima segunda-feira (24), diante do Panamá. O jogo está marcado para às 08h, no horário de Brasília. O pré-jogo completo e toda a repercussão da primeira partida da equipe de Pia Sundhage você confere aqui no Torcedores.com.

