O Palmeiras foi eliminado ontem (13) da Copa do Brasil, para o São Paulo e o grande alvo de críticas da torcida é a presidente Leila Pereira e o diretor Anderson Barros, pela montagem do elenco.
O palmeirense entende que o time não tem reservas à altura dos titulares, o que deixa o elenco limitado e o técnico Abel Ferreira sem muitas opções.
Ontem, por exemplo, o Palmeiras viu Dudu, Endrick, Rony e Veiga um pouco abaixo do esperado. Mas, no banco, não tinha jogadores de confiança. Abel, então, teve que apelar para a base, colocando Luis Guilherme e Jhon Jhon.
Quantas vezes os reservas do Palmeiras mudaram um jogo em 2023
Segundo levantamento feito pelo jornalista Rodrigo Fragoso, o Palmeiras realmente não pode contar muito com os jogadores do banco de reservas.
Fragoso informou que, neste ano, Abel Ferreira precisou usar 20 vezes o banco de reservas para mudar um resultado. Ele levou em consideração quando o Palmeiras estava perdendo e precisava empatar, ou quando estava empatando e precisava ganhar.
Em jogos que os reservas entraram com o time já ganhando, ele não levou em consideração. Ou seja, apenas jogos em que o Palmeiras tinha a necessidade de marcar.
Então, nesses 20 jogos em 2023 que Abel Ferreira começou a mexer no time com o time empatando ou perdendo, o Verdão conseguiu o objetivo em apenas cinco vezes: contra Flamengo, Ituano, Cuiabá, Cerro-PAR e Barcelona-EQU
📊Nessas 20 oportunidades em que o habitual time titular demandou que Abel começasse a tirar peças do banco para tentar buscar um resultado melhor, o Palmeiras conseguiu êxito em apenas 5 jogos em 2023. Vamos a eles abaixo🧵 pic.twitter.com/vGKllLFWpC
— Rodrigo Fragoso (@reporterfragoso) July 14, 2023
Veja os jogos em que os reservas conseguiram mudar o jogo:
Palmeiras x Ituano: estava 0 x 0 e terminou 1 x 0 (Paulistão)
Palmeiras x Cuiabá: estava 1 x 1 e terminou 2 x 1 (Brasileirão)
Flamengo x Palmeiras: estava 3 x 3 e terminou 4 x 3 (Supercopa)
Palmeiras x Cerro Porteño-PAR: estava 0 x 1 e terminou 2 x 1 (Libertadores)
Palmeiras x Barcelona-EQU: estava 0 x 2 e terminou 4 x 2 (Libertadores)
Participação direta nos gols
Fragoso analisou também as vezes que um reserva do Palmeiras entrou com o jogo em desvantagem e teve participação direta em um gol. E o número é ainda menor. Foram apenas duas vezes.
🧐Porém é curioso destacar o número baixo no poder de decisão dos jogadores que saem do banco de reservas.
⚽️Falando em participação em gol de alguém que veio do banco e mudou o resultado de um jogo, o Palmeiras tem apenas duas em todo o ano.
Vamos a elas🧵
— Rodrigo Fragoso (@reporterfragoso) July 14, 2023
Uma foi contra o Água Santa, na final do Paulistão. O Palmeiras perdia por 1 a 0, quando Endrick entrou e fez o gol de empate. Mas, no final, o Verdão perdeu por 2 a 1.
Já a segunda vez foi contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, quando Rafael Navarro entrou e fez o gol da virada.

