Home Futebol Fluminense x Santos tem retrospecto muito equilibrado; saiba quem mais venceu

Fluminense x Santos tem retrospecto muito equilibrado; saiba quem mais venceu

Adversários na reta final do primeiro turno do Brasileirão, Tricolor carioca e Peixe já se enfrentaram 105 vezes

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde deste sábado (29), a partir das 16h00, o Fluminense recebe o Santos no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela abertura da 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A última vez em que os dois clubes se enfrentaram foi pela 20ª rodada do Brasileirão de 2022, em jogo realizado no estádio da Vila Belmiro, que terminou com empate pelo placar de 2 x 2.

Luiz Felipe e Marcos Leonardo balançaram as redes a favor dos donos da casa, enquanto Paulo Henrique Ganso e John Arias anotaram os gols do time carioca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já o primeiro encontro entre os dois clubes foi um amistoso realizado também no estádio santista em 9 de junho de 1918, e o Peixe foi surpreendido pelo Tricolor ao ser goleado por 6 x 1.

Apesar da disputa acirrada no retrospecto geral do confronto, que tem mais de 105 anos de história, o Santos venceu apenas um dos últimos cinco jogos disputados no Maracanã, palco do duelo deste sábado (29).

PUBLICIDADE

Mas e você, torcedor tricolor ou santista, sabe quem leva a melhor no retrospecto de um dos grandes clássicos do futebol brasileiro? Confira a seguir aqui no Torcedores.

PUBLICIDADE

Em 105 anos, Fluminense x Santos já aconteceu 105 vezes

Fluminense e Santos já estiveram em campo frente a frente em 105 oportunidades e o retrospecto é ligeiramente favorável ao Alvinegro Praiano, que venceu uma única partida a mais.

São 41 vitórias santistas contra 40 triunfos do Tricolor carioca, mais 24 duelos que terminaram com igualdade no marcador.

Até mesmo no saldo de gols a disputa é totalmente equilibrada, com exatos 166 gols assinalados para cada lado.

Em jogos oficiais, o marcador mais elástico a favor do Santos é de 5 x 0 e aconteceu no Brasileirão de 2004, no estádio Benedito Teixeira, o “Teixeirão”, em São José do Rio Preto, no interior paulista.

PUBLICIDADE

Já o Fluminense aplicou a maior goleada diante do Peixe na disputa do Brasileirão de 1992, no estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro: 4 x 0.

Fluminense x Santos por campeonatos

Pelo Campeonato Brasileiro, foram 68 partidas entre as duas equipes e a vantagem passa a ser do Fluminense, com 28 vitórias, 25 derrotas e 15 empates.

No Torneio Rio-São Paulo, os dois times jogaram 23 vezes entre si, sendo 12 triunfos santistas, cinco vitórias do Tricolor e seis empates.

Pela Copa Sul-Americana, Fluminense e Santos se enfrentaram em dois jogos, com uma vitória cada.

PUBLICIDADE

Também foram disputados 12 amistosos, onde o Fluminense novamente aparece na frente, somando seis vitórias, três derrotas e três igualdades.

Fluminense x Santos por estádios

Na condição de mandante, o Fluminense apresenta boa vantagem sobre o Santos. Em 37 confrontos já realizados no Maracanã e mais nove na sede das Laranjeiras, o Tricolor possui 24 vitórias contra 13 tropeços, além de nove empates.

Por sua vez, o Santos mantém grande vantagem diante do adversário carioca atuando dentro de seus domínios.

Em 36 partidas na Vila Belmiro, o Peixe tem 19 triunfos, dez empates e sete derrotas. No Pacaembu, foram realizados mais oito jogos, sendo três vitórias alvinegras, três empates e dois triunfos tricolores.

PUBLICIDADE

Fluminense x Santos em mata-mata: 1 x 1

O Peixe eliminou o Fluminense na fase semifinal do Campeonato Brasileiro de 1995 pelo placar agregado de 6 x 6, com vitória dos cariocas por 4 x 1 no jogo de ida, disputado no Maracanã, e triunfo do Santos por 5 x 2 na partida de volta, no Pacaembu.

Com o resultado da contagem final, o time alvinegro avançou à decisão da competição por ter feito melhor campanha na classificação geral.

Dez anos depois, foi a vez do Fluminense despachar o Santos na etapa eliminatória da Copa Sul-Americana de 2005.

O Tricolor venceu por 2 x 1 o confronto inicial, em São Januário, e depois foi derrotado pelo mesmo marcador na Vila Belmiro, mas acabou passando à próxima fase na disputa de penalidades: 4 x 2.

PUBLICIDADE
Better Collective