Antes de mais nada, Alix Vinícius surgiu como grande revelação das divisões de base do Tigres do Brasil e rapidamente foi contratado pelo Fortaleza no começo de 2021. Mas o zagueiro chegou sem espaço e, por isso, foi emprestado ao Volta Redonda.
De volta a pedido do técnico Juan Pablo Vojvoda, foi relacionado para os jogos contra São Paulo, Grêmio e Atlético-MG. No entanto, o defensor não foi utilizado pelo treinador argentino e, para adquirir mais experiência a diretoria decidiu emprestá-lo.
O Torcedores.com apurou que Alix Vinícius foi emprestado ao Atlético-GO, até o fim da atual temporada, com opção de compra dos direitos econômicos. O valor está fixado em 3 milhões de euros (R$ 16 milhões, na cotação).
As partes chegaram a um acordo no final da noite desta sexta-feira. Os clubes precisam trocar documentos para finalizar a operação. A tendência é que o atleta seja regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na próxima semana.
Ainda segundo apurou a reportagem, Alix Vinícius recebeu proposta de outros clubes, como Avaí e Sport Recife, da Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, ele ficou sensibilizado com o projeto esportivo apresentando pela diretoria da equipe goiana.
O camisa 37 retomou ao Fortaleza no fim de março. Ele chamou a atenção do técnico Juan Pablo Vojvoda após se destacar no último Campeonato Carioca. Apesar do apoio do treinador argentino, o defensor não conseguiu se firmar no elenco principal do Leão do Pici,
A temporada de Alix Vinícius
Alix Vinícius disputou 15 partidas pelo Volta Redonda em 2023. Foram 13 jogos no Campeonato Carioca e dois na Copa do Brasil. Além disso, marcou um gol e totalizou 1338 minutos em campo com a camisa do Esquadrão de Aço.
Sua última partida oficial foi no dia 18 de março, quando Voltaço foi goleado por 7 a 0 pelo Fluminense no segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. Depois que retornou para o Fortaleza, não foi aproveitado por Juan Pablo Vojvoda.

