O Grêmio recebe o Botafogo na noite deste domingo (9), em sua arena, em Porto Alegre, a partir das 18h30, em jogo que fecha a 14ª rodada do Brasileirão Série A.
A partida na capital do Rio Grande do Sul marca o encontro de duas das melhores equipes da competição.
Com 84% de aproveitamento, o Glorioso é o líder isolado somando 33 pontos, sete acima do Tricolor gaúcho e o Flamengo, que dividem a segunda colocação.
Grêmio venceu os últimos cinco jogos
O retrospecto recente do confronto entre Grêmio e Botafogo é totalmente favorável ao time gaúcho, que saiu vitorioso nas últimas cinco partidas.
A série invicta do Tricolor começou em setembro de 2018, quando os gremistas golearam os botafoguenses em sua arena por 4 x 0, em jogo da 22ª rodada do Brasileirão Série A.
Além dos cinco triunfos, o Grêmio assinalou 16 gols sobre o adversário do Rio de Janeiro e sofreu apenas três.
No último duelo realizado na arena gremista, palco da partida deste domingo (9), os donos da casa saíram vencedores pelo placar de 3 x 1, pela 16ª rodada do Brasileirão de 2020.
Tricolor venceu o Glorioso nos dois turnos da Série A em 2020
Os dois clubes se enfrentaram pela última vez dentro da divisão de elite do Campeonato Brasileiro na edição de 2020, e o Grêmio superou o Botafogo pelo placar agregado de 8 x 3.
No primeiro turno, em jogo da 16ª rodada em Porto Alegre, o Tricolor venceu por 3 x 1 com gols de Diego Souza e Pepê (duas vezes), enquanto Matheus Babi descontou para os alvinegros.
Depois, no duelo do returno válido pela 35ª rodada, goleada do Grêmio por 5 x 2 em pleno estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Alisson, Jean Pyerre, Diego Churín e Matheus Henrique (dois) balançaram as redes para os visitantes, e Rafael Navarro e Matheus Babi anotaram para o Glorioso.
Grêmio x Botafogo: quem mais venceu?
Em 92 anos de história, o confronto já foi disputado em 71 oportunidades e o retrospecto é favorável ao Grêmio, que possui sete vitórias a mais.
O Tricolor gaúcho venceu 29 vezes contra 22 triunfos do time da Estrela Solitária, mais 20 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem segue sendo do Tricolor com 24 vitórias e 19 derrotas, além de 16 empates em 59 partidas.
Já pela principal competição de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes, com dois triunfos do Grêmio e dois empates.
Em 1996, o Grêmio eliminou o Botafogo nas oitavas de final do torneio sul-americano. Quase duas décadas depois, na temporada de 2017, o time gaúcho voltou a superar os cariocas na fase de quartas de final.
No quesito de saldo de gols, o Tricolor também está em vantagem ao contabilizar 95 tentos diante de 77 sofridos, acumulando 18 bolas na rede a mais.
As maiores goleadas
No retrospecto geral, o placar mais elástico da história do confronto foi anotado duas vezes e a favor do Grêmio, que atuou na condição de mandante em ambas as ocasiões.
Pelo Brasileirão de 2006, o Tricolor bateu o Glorioso por 4 x 0 e voltou a repetir o mesmo placar há cinco anos, na edição da competição nacional de 2018.
Do lado botafoguense, o maior marcador sobre o adversário é 3 x 0 e aconteceu em duas oportunidades, também pelo Campeonato Brasileiro: em 1973 e 2007, ambas no Rio de Janeiro.
O primeiro e o último confronto
O primeiro jogo entre Grêmio e Botafogo tem 92 anos e foi um amistoso disputado no estádio da Baixada, em Porto Alegre, no dia 24 de junho de 1931, com triunfo da equipe carioca por 2 x 1.
A última partida aconteceu no Engenhão, em 8 de fevereiro de 2021, válida pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, e o Grêmio goleou o Botafogo por 5 x 2.
Os maiores públicos
As partidas que registraram os maiores públicos no retrospecto geral do duelo aconteceram pela Copa Libertadores da América.
Na edição de 2017, 50.517 espectadores acompanharam a vitória do Grêmio sobre o Botafogo por 1 x 0, na arena gremista, pelo jogo de ida das quartas de final.
No duelo de volta, no estádio do Engenhão, os dois times empataram sem gols diante de 36.034 torcedores presentes, o segundo maior público.

