Ganhou força, nos últimos dias, a informação de que o Brasil poderia ser excluído dos Jogos Olímpicos de Paris, em razão da Ministra do Esporte, Ana Moser, querer fiscalizar o destino das verbas destinadas a entidades como federações e confederações. Segundo Juca Kfouri, tais notícias são “plantadas”.
“Não bastasse o ‘centrão’ querer a saída da Ministra Ana Moser para poder ficar com as verbas que virão da taxação das apostas, agora, estão plantando notícias de que o Brasil pode ser excluído dos Jogos, pelo Ministério querer a fiscalização do dinheiro público. Estão plantando notícias. Isso (a possibilidade de exclusão) não é verdade.”, argumenta Kfouri no podcast Posse de Bola do UOL.
Na edição desta segunda-feira, 31 de julho, Juca acusa o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) por se utilizar da veiculação dessas informações.
“O CBC se uniu ao ‘centrão’, porque tem medo que se descubra que o dinheiro público enviado, com o objetivo de se trabalhar a formação de atletas está sendo usado, por esses clubes, para melhorias internas para os sócios. O Ministério está dentro da lei”, explica.
Outro lado
O Torcedores.com procurou o Comitê Brasileiro de Clubes para se posicionar, sobre as acusações. Se tivemos resposta, essa nota será atualizada.
Quem forma o CBC
A entidade é formada pelos chamados “clubes sociais” e poliesportivos. Se encaixam nessa categoria o Minas Tênis Clube de Belo Horizonte e o Clube Pinheiros de São Paulo, por exemplo.
De acordo com informações de seu site oficial, o Comitê “Iniciou sua história em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. Nesta época, seu foco era incentivar a criação das primeiras federações estaduais, bem como instituir e apoiar a realização de Congressos para o aprimoramento do nosso segmento”.

