Home Futebol Mil dias de Abel Ferreira: treinador atinge marca em momento conturbado no comando do Palmeiras

Mil dias de Abel Ferreira: treinador atinge marca em momento conturbado no comando do Palmeiras

Treinador já marcou o seu nome na história do Alviverde

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Nesta quinta-feira (27), o português Abel Ferreira completa mil dias de trabalho no Palmeiras. Anunciado em outubro de 2020, o treinador já se tornou um dos maiores treinadores da história do clube devido aos diversos títulos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em pouco menos de três anos à frente do Verdão, Abel Ferreira já conquistou oito títulos, sendo duas Libertadores, um Brasileirão e uma Copa do Brasil.

Ele é o segundo treinador com mais títulos na história do clube, atrás apenas de Oswaldo Brandão, com 10 conquistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com 201 jogos, Abel Ferreira é o 6º que mas comandou o clube. Com 118 vitórias, é o 5º treinador que mais venceu pelo Alviverde.

Curiosamente, Abel tem menos derrotas do que cartões. Em 201 jogos, foram 45 empates e 38 derrotas. O português recebeu 44 cartões amarelos e oito vermelhos.

Abel Ferreira vive momento conturbado no Palmeiras

Essa marca de mil partidas veio talvez na pior fase de Abel Ferreira pelo Palmeiras. Apesar de ter ganho dois títulos na temporada (Paulistão e Supercopa do Brasil), o Verdão talvez faça a pior temporada com o português.

PUBLICIDADE

O desempenho caiu bastante e os números também. O Palmeiras perdeu sete jogos este ano, em cerca de sete meses. Para o padrão Palmeiras de Abel Ferreira, é bastante. No ano passado inteiro, o Verdão foi derrotado sete vezes.

PUBLICIDADE

A defesa também piorou: no Brasileirão, em 16 jogos, sofreu 14 gols. Quase um por jogo. No Allianz Parque, por exemplo, o Verdão fez oito partidas no campeonato e sofreu gol em todos os jogos, algo que não era comum.

No último sábado (22), o Palmeiras venceu o Fortaleza e acabou com um jejum de cinco jogos sem vitórias. Até esse jogo contra o Fortaleza, o Verdão havia vencido apenas uma partida das últimas oito disputadas.

Falta de reforços tem gerado crise no clube

Outra coisa que Abel Ferreira tem convivido mais que o normal nos últimos dias é com os protestos da torcida. O próprio treinador brinca que os protestos por aqui, acontecem todo ano.

Porém, nos últimos dias, as manifestações têm sido maiores. É protesto nas rede sociais, é protesto em frente ao Allianz Parque, é protesto em frente a sede da Crefisa, além de protestos dentro do estádio.

PUBLICIDADE

E todas as manifestações são contra a diretoria, principalmente a presidente Leila Pereira pela falta de reforços. Mas, querendo ou não, este cenário caótico atinge também os jogadores e a comissão técnica.

Esse período sem vitórias, escancarou para o torcedor que há carências no elenco que precisam ser compensadas com reforços.

Abel Ferreira, então, se vira com o que tem na mão, tendo que utilizar bastante garoto da base ou fazer improvisação. Por exemplo, com a saída de Danilo e a não contratação de outro primeiro volante, Abel teve que improvisar Zé Rafael na posição.

Apesar de tudo, o saldo na temporada ainda é positivo. Foram dois títulos e uma eliminação, que foi para o São Paulo na Copa do Brasil.

PUBLICIDADE
Better Collective