Milton Neves usou a sua coluna no Portal ‘UOL’ para avaliar a situação do futebol sul-americano. Embora o futebol brasileiro mostre a sua dominância, com os quatro últimos campeões da Libertadores, a derrota do Colo-Colo contra o América-MG acendeu o alerta do jornalista.
Milton Neves analisa futebol sul-americano
Com a tentativa de ficar com uma das vagas para a Sul-Americana, América-MG e Colo-Colo se enfrentaram. O resultado favoreceu o lanterna do Brasileirão que venceu por 5 a 1, o que deixou Milton Neves pensativo. E disse: “Colo-Colo que sempre foi uma potência no nosso continente, levou ontem nada menos do que 5 a 1 do América-MG, lanterna do Campeonato Brasileiro. O Universitario, atual segundo colocado da liga peruana, foi eliminado com facilidade pelo time de aspirantes do Corinthians. As quatro últimas Libertadores foram vencidas por equipes brasileiras.”
Segundo o jornalista, os fatos comprovam apenas uma questão: “O futebol sul-americano se tornou minúsculo para o Brasil. As competições da Conmebol estão se tornando cada ano mais uma Copa do Brasil de luxo. E qual seria a solução para acabar com o abismo existente entre os nossos vizinhos e nossos clubes?”
Finalmente, Milton Neves afirma que o fator econômico dos países vizinhos pesa e a solução poderia ser: “talvez convidar equipes mexicanas, essas, sim, ainda muito fortes, para equilibrar as competições da Conmebol. Mas, como isso não acontecerá, o domínio brasileiro, aparentemente, perdurará por anos e anos”.
Diferenças nos resultados
Na sua coluna, o jornalista aponta que das quatro últimas decisões, três tiveram rivais também brasileiros, mostrando a dominância. Porém, acredita que não seja o melhor caminho para o futebol: “Sinceramente, gostaria de ver Peñarol, Boca, Nacional, River, Colo-Colo, dentre tantos outros, fortes novamente. Essa discrepância não faz bem ao futebol”.

