Home Futebol Palmeiras e Flamengo acirram rivalidade ao ‘dominarem’ os títulos do futebol brasileiro nos últimos anos

Palmeiras e Flamengo acirram rivalidade ao ‘dominarem’ os títulos do futebol brasileiro nos últimos anos

Verdão e Rubro-Negro fazem duelo temperado pelas pelas taças levantadas nas temporadas passadas

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Neste sábado (8), Palmeiras e Flamengo escrevem mais um capítulo na rivalidade acirrada nos últimos anos. A disputa entre Verdão e Rubro-Negro ficou quente em 2016, na corrida pelo título do Brasileirão. Enquanto 2017 deu uma folga na rivalidade, os clubes passaram a “concentrar títulos” do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2016, Palmeiras e Flamengo estavam na disputa do Brasileirão. Surgiu então a provocação do ‘cheirinho’ após torcedores do Rubro-Negro se animarem com chances de ficar com a taça, sentindo o “cheiro” de título. Por fim, o Verdão ficou com o título do Campeonato Brasileiro. Em 2018, o Flamengo novamente se colocou como desafiante à liderança do Palmeiras no Brasileirão. Mais uma vez os paulistas levaram a melhor. Desta vez, jogadores do Alviverde chegaram a fazer provocações públicas sobre o ‘cheirinho’.

O Rubro-Negro não perdoou e lembrou do Palmeiras no histórico ano de 2019. Naquela temporada o Flamengo de Jorge Jesus foi campeão da Libertadores e do Brasileirão, com direito ao atacante Gabigol ‘puxando’ a famosa música “o Palmeiras não tem Mundial” na festa de final de temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rivalidade entre Palmeiras e Flamengo “disparou” a partir de 2020 com concentração de títulos

Até então, cada clube tinha dois títulos para cada lado e, nessas quatro temporadas, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Athletico conquistaram taças. Porém, em 2020, a ‘concentração’ começou e rivalidade pela dominância acentuou. Na temporada marcada pela pandemia, o Palmeiras do então novato Abel Ferreira foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Já o Flamengo conquistou de maneira dramática aquela edição do Brasileirão, confirmando a taça nos últimos minutos da rodada derradeira.

Na temporada seguinte, 2021, foi a última que alguém ‘de fora’ contestou a rivalidade, porém também teve o ápice de rivalidade entre Palmeiras e Flamengo. Enquanto o Atlético-MG dominou o futebol brasileiro, levantando as taças do Brasileirão e da Copa do Brasil, Verdão e Rubro-Negro disputaram a final da Libertadores, com os paulistas levando a melhor na prorrogação para ficarem com o bicampeonato e chegarem ao terceiro título da competição.

Já na última temporada, a concentração de título do futebol brasileiro ficou totalmente entre Flamengo e Palmeiras. Desta vez, Rubro-Negro e Verdão inverteram a temporada 2020, sendo que o clube da Gávea foi campeão invicto da Libertadores e ganhou a Copa do Brasil, enquanto ‘restou’ ao Alviverde o título do Brasileirão.

PUBLICIDADE

A disputa quente entre Palmeiras e Flamengo ainda tem o tempero da Supercopa do Brasil, título que foi disputado entre os dois por duas vezes, com uma conquista para cada. Neste sábado (7), o Palmeiras recebe o Flamengo no Allianz Parque, às 21 horas (de Brasília), em partida que não rende taça, mas mantém quente a rivalidade entre os clubes.

PUBLICIDADE
Better Collective