Home Futebol Santos x Botafogo: quem leva a melhor na história do confronto? Confira

Santos x Botafogo: quem leva a melhor na história do confronto? Confira

Um dos mais tradicionais clássicos do futebol brasileiro, duelo centenário já foi disputado 115 vezes; saiba quem mais venceu

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na tarde deste domingo (23), o Santos recebe o Botafogo no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O clássico nacional, que começa a partir das 16h00, compõe a 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

E você, torcedor santista ou botafoguense, sabe quem é o maior vencedor da história deste confronto centenário? Confira a seguir aqui no Torcedores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Santos tem ampla vantagem no retrospecto recente

O retrospecto recente do confronto entre Santos e Botafogo é bastante favorável ao clube paulista.

Nos últimos dez encontros entre os dois adversários deste domingo, o Peixe tem seis triunfos diante de duas vitórias do Glorioso, mais dois empates.

Neste período, o Alvinegro Praiano assinalou 11 gols na equipe carioca, que balançou oito vezes as redes do rival.

PUBLICIDADE

Confira abaixo os últimos dez jogos:

PUBLICIDADE

Botafogo 3 × 0 Santos, pelo Brasileirão de 2022, no Engenhão
Santos 2 x 0 Botafogo, pelo Brasileirão de 2022, na Vila Belmiro
Santos 2 x 1 Botafogo, pelo Brasileirão de 2020, na Vila Belmiro
Botafogo 0 x 0 Santos, pelo Brasileirão de 2020, no Engenhão
Santos 4 x 1 Botafogo, pelo Brasileirão de 2019, na Vila Belmiro
Botafogo 0 x 1 Santos, pelo Brasileirão de 2019, no Engenhão
Santos 1 x 1 Botafogo, pelo Brasileirão de 2018, na Vila Belmiro
Botafogo 0 x 0 Santos, pelo Brasileirão de 2018, no Engenhão
Botafogo 2 x 0 Santos, pelo Brasileirão de 2017, no Engenhão
Santos 1 x 0 Botafogo, pelo Brasileirão de 2017, no Pacaembu

No último duelo realizado na Vila Belmiro, mesmo palco da partida deste domingo (23), os donos da casa saíram vencedores pelo placar de 2 x 0, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022.

No último Brasileirão, uma vitória para cada lado

Pela Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, Santos x Botafogo registrou um placar agregado de 3 x 2 a favor dos cariocas.

No primeiro turno, em jogo da 18ª rodada na Vila Belmiro, o Peixe venceu por 2 x 0 com gols dos atacantes Léo Batistão e Marcos Leonardo.

PUBLICIDADE

Depois, no duelo do returno realizado no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, válido pela 37ª e penúltima rodada, o Glorioso saiu vencedor por 3 x 0.

Tiquinho Soares e Lucas Fernandes (duas vezes) balançaram as redes.

Quem mais venceu?

Em mais de 105 anos de história, o confronto já foi disputado em 115 oportunidades e o retrospecto é favorável ao Santos, que possui oito vitórias a mais.

O Peixe venceu 46 vezes contra 38 triunfos do time da Estrela Solitária, mais 31 embates que terminaram com igualdade no marcador.

PUBLICIDADE

Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem segue sendo da equipe paulista com 26 vitórias e 21 derrotas, além de 21 empates em 68 partidas.

No Torneio Rio-São Paulo, o Santos continua na frente. São dez triunfos santistas diante de sete vitórias botafoguenses, e sete empates num total de 24 confrontos.

Na Copa do Brasil, Peixe e Glorioso se enfrentaram pela fase de quartas de final da competição em 2014 e o Santos venceu as duas partidas, eliminando o Botafogo na contagem final por 8 x 2.

No jogo de ida, no Maracanã, o Santos saiu vencedor por 3 x 2. Na volta, no Pacaembu, novo triunfo santista e por goleada pelo placar de 5 x 0.

PUBLICIDADE

Já pela principal competição de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, as duas equipes estiveram frente a frente pelas semifinais de 1963.

No primeiro confronto, no estádio do Pacaembu, empate em 1 x 1. Pelé marcou para os donos da casa e Jair Bala igualou para os cariocas.

Na sequência, na decisiva partida no Maracanã, goleada do Santos por 4 x 0 com direito a três gols de Pelé e um de Lima.

No quesito de saldo de gols, o Peixe mais uma vez está na frente ao contabilizar 193 tentos diante de 160 sofridos, acumulando 33 bolas na rede a mais.

PUBLICIDADE

As maiores goleadas

Considerando somente jogos oficiais, o marcador mais elástico a favor do Santos é de 5 x 0 e aconteceu em duas oportunidades.

A primeira vez, pela decisão da Taça Brasil de 1962, no Maracanã. Dorval, Pepe, Coutinho e Pelé (duas vezes) balançaram as redes na conquista do título nacional santista.

Depois, um novo 5 x 0 em partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2014, no Pacaembu, em São Paulo.

Gabriel Barbosa, o Gabigol, David Braz (duas vezes), Lucas Lima e Geuvânio marcaram os gols.

PUBLICIDADE

Por sua vez, a maior goleada do Alvinegro carioca é de 3 x 0 e também foi registrada em duas ocasiões.

Pelo Torneio Rio-São Paulo de 1960 e pelo Brasileirão de 2022, com gols de Tiquinho Soares e Lucas Fernandes (duas vezes).

O primeiro e o último confronto

O primeiro jogo entre Santos e Botafogo tem pouco mais de 105 anos e aconteceu no dia 14 de abril de 1918, em amistoso realizado na Vila Belmiro.

A partida terminou com goleada santista pelo placar de 8 x 2.

PUBLICIDADE

O último duelo alvinegro aconteceu no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 2022, pelo Campeonato Brasileiro, e o Glorioso venceu por 3 x 0.

O maior público

A partida que registrou o maior público da história de Santos x Botafogo aconteceu em 3 de janeiro de 1962, em amistoso disputado no Maracanã.

Na ocasião, 102.348 torcedores estavam presentes nas dependências do estádio carioca para assistir ao triunfo dos donos da casa por 3 x 0.

Pelé x Garrincha

Dois dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Pelé e Garrincha foram adversários dentro de campo defendendo seus clubes em 11 oportunidades.

PUBLICIDADE

O Santos venceu sete vezes contra três vitórias do Botafogo, além de uma igualdade.

No total, Pelé fez dez gols, quase um tento por partida, enquanto Mané Garrincha balançou as redes uma única vez.

No primeiro duelo em que os dois “gênios da bola” se enfrentaram, o Peixe superou o Glorioso com goleada por 5 x 1, em jogo do Torneio Rio-São Paulo de 1957, realizado na Vila Belmiro.

Os gols santistas foram assinalados por Dorval (três) e Tite (dois), e Valentim marcou para os botafoguenses.

PUBLICIDADE

Naquela partida, Pelé estava em campo com apenas 16 anos e Garrincha tinha 23.

Better Collective