Home Futebol Schweinsteiger culpa Guardiola por decadência da seleção da Alemanha; entenda

Schweinsteiger culpa Guardiola por decadência da seleção da Alemanha; entenda

Ex-jogador do Bayern de Munique apontou as mudanças feitas pelo treinador como prejudiciais para a seleção alemã

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Há quase dez anos, a Alemanha se tornava campeã mundial no Brasil ao derrotar a Argentina na grande decisão. No caminho até o título, ainda aplicou uma goleada histórica sobre a seleção brasileira por 7 a 1, fazendo a partida se tornar uma das mais traumáticas para os donos da casa.

PUBLICIDADE

Anos depois, a seleção argentina se encontra em outro patamar, vindo de dois fracassos consecutivos nas Copas do Mundo de 2018 e 2022 e desempenhos fracos em praticamente todas as competições disputadas. A imprensa europeia procura culpados pela mudança na maré dos alemães, que forma durante muito tempo referência em questão de estilo de jogo e estratégia.

Nessa quinta-feira, o ex-jogador e campeão mundial de 2014, Bastian Schweinsteiger, falou sobre a péssima fase da seleção alemã e apontou um culpado por tudo, o atual treinador do Manchester City, Pep Guardiola. Segundo o alemão, o estilo trazido pelo técnico para o Bayern de Munique, em 2013, foi um dos responsáveis pela “perda de identidade” da Alemanha:

PUBLICIDADE

“Bem, é uma situação muito complicada para a seleção alemã e para o futebol em geral. Acho que houve muita mudança. Você sabe, quando Pep Guardiola se juntou ao Bayern de Munique quando ele veio para o país, todos acreditavam que tínhamos que jogar esse tipo de futebol, como passes curtos e tudo mais”, começou falando ele para o Talksport.

“Estávamos meio que perdendo nossos valores, sabe. Acho que a maioria dos outros países estava olhando para a Alemanha como uma lutadora e podemos correr até o fim e tudo mais. Os pontos fortes, nos últimos sete, oito anos, esquecemos disso. Estávamos mais focados em jogar a bola bem um para o outro e essa é uma das razões”, acrescentou, fazendo críticas para o futebol desempenhado por Guardiola no Bayern de Munique.

Capitão da seleção da Alemanha, Schweinsteiger chegou a atuar com Guardiola no Bayern de Munique

Vale lembrar que Bastian Schweinsteiger sabe sobre o que está falando, já que atuou com Guardiola por dois anos no Bayern de Munique e presenciou a mudança de estilo do principal time alemão e também da seleção. O jogador acabou saindo para o Manchester United em 2016, onde se aposentou um pouco depois.

Logo de sua chegada ao Bayern de Munique em 2013, que na altura era o atual campeão da Champions League e do Mundial de Clubes, o treinador fez críticas para o futebol desempenhado pela equipe, mudando a forma de jogo para sempre e, no entanto, não alcançando as glórias que o time havia tido antes das “reformas”.

PUBLICIDADE