Home Mercado da Bola Seis nomes badalados que trocaram a Europa pela Arábia Saudita nesta janela

Seis nomes badalados que trocaram a Europa pela Arábia Saudita nesta janela

Jogadores como Benzema e Firmino decidiram deixar o futebol europeu para jogar na Saudi Pro League em acordos milionários

Luciano Ferreira
Jornalista formado pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista e com especialização em Jornalismo Esportivo em curso pela Faculdade Cásper Líbero. Sou apaixonado por futebol e amo escrever. Desde 2018 escrevo para blogs e sites, além de produzir conteúdo sobre esportes em geral para o Torcedores.com, onde ingressei em 2020 e passei a ter uma maior regularidade nas publicações em 2022. Experiência com cobertura de futebol e basquete para a Wecel Mídia.

A janela do verão europeu de 2023 foi marcada pelo alto investimento da Arábia Saudita em jogadores e estrelas e de grandes clubes do Velho Continente. O futebol árabe está disposto a elevar sua marca perante o mundo e tem apostado na contratação de atletas como Cristiano Ronaldo e Karim Benzema para alcançar a atenção do público. Seguindo este projeto de valorização de sua liga, o governo do país do Oriente Médio decidiu pela estatização dos quatro principais clubes locais: Al Nassr, Al Hilal, Al Ahli e Al Ittihad.

PUBLICIDADE

Tal acordo prevê que essas equipes passem a pertencer 75% ao governo da Arábia Saudita por meio do Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês), enquanto os outros 25% de cada um dos quatro times fiquem sob a tutela de fundações. Esse cenário possibilitou que futebol árabe adquirisse jogadores renomados do mundo da bola para qualificar a Saudi Pro League.

Vale lembrar que é o governo árabe quem adquire os jogadores e logo após os distribui entre as quatro equipes pertencentes à elite do futebol da Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

Mediante esse projeto, diversos atletas e técnicos trocaram o Velho Continente por vencimentos astronômicos no Oriente Médio. Cristiano Ronaldo foi o “precursor” da nova onda de jogadores que trocaram gigantes europeus por equipes árabes, ao deixar o Manchester United e firmar vínculo com o Al Nassr.

Já nesta janela de verão, Karim Benzema deixou o Real Madrid, enquanto o brasileiro Roberto Firmino deu adeus ao Liverpool, e assim ambos os atletas seguiram os passos do craque português.

Vejas seis nomes badalados que deixaram a Europa para atuar na Arábia Saudita

  • KARIM BENZEMA

Atual vencedor do prêmio Bola de Ouro, Karim Benzema surpreendeu a todos ao deixar o Real Madrid e assinar acordo com Al Ittihad. A transferência do francês significou para a imprensa europeia uma confirmação sobre a intenção de crescimento da Saudi Pro League.

Na liga saudita, o ex-camisa 9 merengue pretende rivalizar a artilharia do campeonato com seu ex-companheiro Cristiano Ronaldo.

PUBLICIDADE

Após expirar seu vínculo contratual com a equipe de Madri, Benzema chegou de graça ao time árabe. O craque francês concluiu a temporada europeia 2022/23 com 31 gols anotados pelo clube merengue.

  • ROBERTO FIRMINO

Depois de oito temporadas no Anfield, Roberto Firmino e Liverpool decidiram pôr um ponto final na relação entre as partes. Com isso, Bob foi mais um nome a deixar a Europa para jogar no futebol árabe.

O brasileiro assinou contrato com Al Ahli nesta janela de transferência e agora é jogador da Saudi Pro League. Em seu histórico, Firmino conta com boas lembranças do Oriente Médio, onde em 2019 o atacante marcou gol na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa e voltou a marcar na grande final contra o Flamengo de Jorge Jesus.

  • N’GOLO KANTÉ

N’Golo Kanté, por sua vez, deixou o Chelsea e vai defender a camisa do Al Ittihad, onde será companheiro de equipe de Benzema.

PUBLICIDADE

O meio-campista francês conta em seu currículo com um título da Copa do Mundo, em 2018, além de uma conquista da Premier League com a camisa do Leicester, outra com os Blues, e uma Champions League em 2021, dentre outros troféus.

Aos 32 anos, Kanté esteve longe de sua melhor performance em sua última temporada no futebol europeu. O jogador conviveu com diversas lesões e, com isso, participou de poucos jogos com o escrete londrino.

  • STEVEN GERRARD

Ex-capitão do Liverpool, Steven Gerrard tem apostado sua carreira como treinador em alguns times de pouca expressão no cenário europeu, como o Rangers e o Aston Villa. Mas deixou a liga inglesa para trabalhar no campeonato da Arábia Saudita, onde vai dirigir o Al Ettifaq.

  • JORGE JESUS

Ídolo do Flamengo, Jorge Jesus também partiu em direção à Arábia Saudita. No Oriente Médio, o técnico vai comandar o Al Hilal após encerrar sua passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia.

PUBLICIDADE

No primeiro momento, a equipe foi atrás de outro português, o Marco Silva, técnico do Fulham. Porém, sem acordo com o treinador da equipe inglesa, os árabes decidiram pela contratação do ex-comandante rubro-negro.

Aos 68 anos, JJ chega ao Al Hilal para sua segunda passagem na equipe. A primeira ocorreu na temporada 2018/19, quando venceu a Supercopa da Arábia Saudita. Meses depois, o português deixou a equipe e assumiu o Flamengo até 2020.

  • EDOUARD MENDY

O goleiro Edouard Mendy alcançou a glória em 2021, quando conquistou a Copa das Nações da África defendendo a seleção de Senegal. No mesmo ano, o arqueiro se consagrou campeão da Champions League com a camisa do Chelsea.

Já nesta janela, aos 31 anos de idade, Mendy oficializou sua saída dos Blues e firmou vínculo com o Al Ahli. Desta forma, o senegalês será companheiro de Firmino em sua nova equipe.

PUBLICIDADE