Seleção brasileira joga bem mas é derrotada pela França na Copa do Mundo de futebol feminino
O Brasil entrou em campo na manhã desse sábado pelo mundial tentando superar as francesas, mas foi derrotado por 2 a 1; confira como foi o jogo
Justin Setterfield/Getty Images
Após a goleada na partida de estreia contra o Panamá, o Brasil voltou a campo na manhã deste sábado contra a França pela Copa do Mundo de futebol feminino. O enfrentamento direto entre as duas líderes da chave valia a liderança, já que ambas triunfaram na primeira rodada, entretanto, a seleção brasileira voltou a sofrer uma derrota para as francesas em mundiais.
O Brasil veio a campo motivado pela excelente estreia e confiante que poderia fazer frente à França, que possui tradição no futebol feminino e é considerada um dos melhores times do mundo.
Do outro lado, a França veio tendo o retrospecto positivo ao seu lado, já que em 2019, durante o último mundial de futebol feminino, as bleus saíram com a vitória por 2 a 1, eliminando a seleção brasileira nas oitavas de final daquele edição.
Antes do jogo começar, o Brasil carregava o triste retrospecto de nunca ter vencido as francesas. Foram 11 duelos disputados, com seis vitórias da França e cinco empates.
Como foi o jogo entre Brasil e França pela Copa do Mundo de futebol feminino?
O Brasil veio a campo com Letícia; Antônia, Rafaelle, Lauren, Tamires; Luana, Kerolin, Adriana, Ary Borges; Debinha e Geyse.
Do outro lado, a França teve Peyraud-Magnin; Lakrar, Renard, Karchaoui, Perisset, Bacha; Geyoro, Toletti, Dali; Diani, Sommer.
Primeira tempo
O jogo começou com as francesas dominando os minutos iniciais. Elas exploravam os lados da defesa brasileira e pressionavam para tentar abrir a vantagem logo no primeiro tempo. Aos 6 minutos, em jogada pelo lado esquerdo, Karchaoui chegou a cair dentro da área do Brasil pedindo um pênalti, mas a árbitra mandou o jogo seguir.
O domínio das francesas se transformou em chance de gol aos 12 minutos, quando Kenza Dali levantou na área e Eugénie Le Sommer cabeceou. A bola tinha a direção do gol, porém, a goleira brasileira se esticou e defendeu.
Após o domínio inicial das adversárias, a seleção brasileira tentou se lançar a frente nos minutos seguintes. Em uma cobrança de falta, Adriana Leal bateu com força em direção à meta e a bola passou muito perto da goleira Peyraud-Magnin.
Entretanto, mesmo com a tentativa de ataque, o Brasil voltou a se ver encurralado e dessa vez a França foi letal. Sakina Karchaoui avançou pela ponta esquerda e cruzou com liberdade. A bola caiu para Diani, que ajeitou de cabeça para Le Sommer, que cabeceou forte para o fundo das redes, 1 a 0.
Se vendo em desvantagem no placar, o Brasil tentou pressionar a defesa francesa, sendo bem sucedida logo em seguida. Aos 23, Debinha conseguiu roubar a bola e deixou com Adriana Leal, porém, a atacante bateu mal e a bola saiu por cima do gol.
Mesmo com a vantagem, a França se manteve com uma postura ofensiva e controlando as ações ao longo do primeiro tempo, enquanto o Brasil procurava uma oportunidade para empatar o placar.
Apesar da menor posse de bola, a seleção brasileira apostava no talento das jogadores tentar empatar antes do final da primeira etapa. Karolin fez boa jogada individual pelo lado esquerdo de ataque e invadiu a área, porém, a bola saiu de seu controle e a defesa francesa afastou.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com um equilíbrio maior dentro de campo. Ambas as equipes tentavam se lançar ao ataque. Isso permitiu que o Brasil ganhasse confiança e chegasse ao empate aos 12 minutos.
Na jogada do gol, Kerolin recebeu a bola de Ary Borges na entrada da grande área e tentou bater, a bola rebateu na defesa e sobrou para Debinha, pelo lado esquerdo. A atacante chutou forte e não deu chances para a goleira adversária.
A partir do gol de empate, o Brasil manteve-se firme no jogo, porém, a França voltou a atacar e antes da metade da segunda etapa, conseguiu criar uma boa chance. Geyoro dominou na grande área após passe e bateu no canto superior da meta brasileira, porém, Lelê estava bem postada e mandou para escanteio.
O Brasil respondeu logo depois. Após cobrança de falta de Debinha, Kerolin chega bem na frente e desvia para o gol, porém, a bola saiu alta demais e passou por cima da trave.
Apesar do equilíbrio, a França voltou a mostrar porque é uma das melhores equipes do mundo. Aos 37, Bacha cobrou escanteio com curva. A bola encontrou Renard posicionada com liberdade dentro da área, no segundo pau. Ela cabeceou firme para o gol, acertando o canto esquerdo de Letícia e voltando a colocar as bleus em vantagem no placar, 2 a 1.
Após o gol nos minutos finais, o Brasil se lançou a frente de forma desesperada, buscando um empate. A equipe chegou a criar chances, mas não foi o suficiente e o jogo terminou com vitória da França. Agora a seleção brasileira precisa de uma vitória contra a Jamaica na última rodada da fase de grupos para seguir viva na competição.

