O técnico do Zenit, Sergey Semak, confirmou neste sábado (1º) que o volante brasileiro Wendel foi liberado pelo clube para procurar uma nova equipe. Alvo antigo do Flamengo, o jogador de 25 anos deveria ter se reapresentado para dar início a pré-temporada com o time russo nesta semana. O atleta, entretanto, segue no Brasil por questões pessoais.
Embora tenha confirmado a liberação do Zenit, Semak deixou claro que Wendel só irá deixar a equipe caso o clube receba uma oferta adequada. O contrato do volante com o time russo é válido até junho de 2027.
“O Wendel tem contrato com o Zenit. Sim, há uma dele vontade de experimentar em outro clube, mas hoje é jogador do Zenit, embora a diretoria tenha permitido que ele procurasse outra equipe. Mas não forçamos ninguém. Se houver uma oferta adequada ao clube e a ele, ele pode sair”, explicou o treinador do clube russo.
Wendel foi revelado pelo Fluminense e negociado, a princípio, com o Sporting, de Portugal, por 7,5 milhões de euros em 2018. Já em 2020, o volante desembarcou no Zenit por 20 milhões de euros, cerca de R$ 130 milhões na cotação da época.
Wendel no Zenit:
No Zenit desde 2020, Wendel acumula 88 jogos disputados, com 15 gols e 13 assistências, segundo dados do site Transfermarkt. Pelo clube de São Petersburgo, o volante ainda soma cinco títulos: três taças do Campeonato Russo e duas Super Taça da Rússia.
Em entrevista ao ‘ge’ após a renovação com o Zenit, Wendel explicou o motivo de ter optado por seguir no clube russo. “A decisão de ficar (no Zenit) foi até por uma questão de gratidão. Sempre fui valorizado e muito bem tratado no Zenit, não me sentiria bem exercendo a cláusula de forma unilateral para sair. Conversamos, e eles ofereceram uma renovação, foi o melhor para todos naquele momento“, disse.
“O interesse do Flamengo me deixou muito feliz e a repercussão foi muito grande. Era o tempo todo notificação no celular com o pessoal mandando prints e links de notícias, perguntando se eu estava indo mesmo, se era verdade… Meus representantes conversaram com o Flamengo, e tiveram outras conversas também, não sei se posso falar os clubes, mas clubes gigantes de Itália e Inglaterra. Eu certamente fiquei muito feliz com esses interesses“, completou.
Como eu já havia antecipado aqui há alguna dias.
Sergey Semak, técnico do Zenit, confirma que o clube liberou Wendel para procurar outro time. pic.twitter.com/RE9JeQwcWl
— Fábio Aleixo (@fabiopaleixo) July 1, 2023

