O Palmeiras venceu o Atlético-MG por 1 x 0 no Mineirão pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com o resultado conquistado em Belo Horizonte, o time precisa de um empate para avançar à próxima fase da competição. Na entrevista coletiva após o duelo, o técnico Abel Ferreira deu respostas além do jogo.
Em determinado momento, o comandante português brincou ao ser elogiado por um dos jornalistas presentes na sala de imprensa.
“Acho que em novembro você completa três anos de Palmeiras, não é isso?”, questionou o repórter. “Três ou seis?”, retrucou Abel antes do jornalista prosseguir:
“A gente vê no seu time muito organizado, parabéns por isso. É muito bom ver o Palmeiras jogar, em qualquer circunstância”, afirmou o repórter, novamente interrompido pelo treinador palmeirense.
“Os seus colegas estão ouvindo o que você está falando? Ou você é do Palmeiras?”, questionou Abel de forma irônica. A fala do técnico português arrancou risos dos jornalistas na sala de imprensa.
Assista aos melhores momentos de Atlético-MG x Palmeiras:
Na sequência da pergunta, Abel foi questionado qual tipo de vantagem ele tem por ter um trabalho tão longevo no futebol brasileiro. “Tem a ver com a cultura do Brasil e dirigentes brasileiros”, começou o técnico palmeirense.
“As pessoas aqui não entendem que não podem ganhar todos. Dei sorte de chegar e ganhar logo no primeiro ano, porque senão aconteceria comigo o que acontece com todos os outros. Felizmente tinha um grande presidente, tenho agora uma grande presidente. Como outros treinadores, bastava perder dois ou três jogos e botava tudo em causa. Isso é um processo. Não posso mentir, digo aos jogadores, o resultado é que nos avalia. É como as empresas, querem funcionários que apresentem resultados. Pagam pra eu apresentar resultados. Não vamos ganhar todos, disse isso muitas vezes, mas as pessoas acho que não entendem”, acrescentou.
Abel Ferreira cita Liverpool como exemplo:
Ainda durante a entrevista coletiva, Abel Ferreira chegou a citar o Liverpool para ilustrar seu pensamento sobre a falta de paciência no futebol brasileiro. O time comandado por Jurgen Klopp ficou fora da zona de classificação para a Champions League da temporada 2023/24.
“No Brasileirão, há uma equipe que está fora da caixa, parabéns para eles. Acho que vão ganhar o Brasileirão. Na Copa do Brasil foi o que foi, parabéns a nossos adversários. Minha função como treinador não é só ganhar, dar títulos, é valorizar jogadores, o clube, perceber quanto eles valiam quando essa comissão técnica chegou e quanto valem hoje. Títulos são consequências”, disse Abel.
Sei que vocês só olham para títulos, mas antes de chegar ao Palmeiras eu não era o treinador de títulos, era de valorizar jogadores. E aqui faço as duas coisas. Vai haver uma altura que não ganhar ganhar. Quando as pessoas têm dúvidas, olhe o Liverpool. Um grande treinador, grandes jogadores e ano passado ficou fora da Uefa Champions League”, finalizou.

