Home Futebol Barcelona pega Porto e Shakhtar Donetsk na fase de grupos da Champions

Barcelona pega Porto e Shakhtar Donetsk na fase de grupos da Champions

O Barça terá pela frente adversários acessíveis na fase de grupos, uma diferença grande com relação à temporada passada; entenda

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Os grupos da Champions League foram definidos nesta quinta-feira e o Barça não tem motivos para reclamar, afinal de contas, não pegou uma chave muito complicada, com Porto, Shakhtar Donetsk e Antwerp sendo os adversários da primeira fase.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A situação é completamente diversa da temporada passada, quando o Barcelona ficou no mesmo grupo de Inter de Milão e Bayern de Munique, acabando por terminar na terceira colocação e ser eliminada ainda na primeira fase. Dessa vez, o time de Xavi chega como favorito e não há indícios de que algum dos adversários poderá atrapalhar a caminhada até os mata-matas.

O Shakhtar Donetsk não é a mesma potência do futebol europeu que era há alguns anos, com a guerra entre Ucrânia e Rússia e medidas tomadas pela Fifa tendo enfraquecido muito a equipe do leste da Europa, com a maioria dos jogadores estrangeiros tendo deixado o plantel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, o maior destaque da equipe na temporada passada, Mudryk, se transferiu para o Chelsea, deixando o setor ofensivo do Shakhtar enfraquecido. A outra potência do grupo, o Porto, permanece sendo um dos times mais fortes de Portugal, com o brasileiro Pepê sendo um dos maiores destaques.

Entretanto, os portugueses não vivem a melhor fase e não devem estar à altura do Barcelona. O mesmo acontece com o Antwerp, da Bélgica, que “roubou” do Brugge a vaga nessa edição a Champions League e quer fazer bonito, à exemplo de seu compatriota em 2022/23. Entretanto, o time entra como o azarão da chave.

Barcelona tenta voltar a ser protagonista na Champions

Nesta temporada, os catalães entram em campo na Liga dos Campeões buscando apagar a marca deixada pela péssima campanha na temporada passada e voltar a disputar o título mais importante do velho continente.

PUBLICIDADE

Xavi está liderando uma verdadeira transformação no Barcelona, com uma mudança de mentalidade e o retorno às origens do clube, quando jogadores da base era os principais nomes em elencos repletos de estrelas. Contudo, a situação financeira ainda é um grande entrave e isso vem dificultando a chegada de novos reforços.  

PUBLICIDADE
Better Collective