A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu trazer um cenário de novidade para a finalíssima da Copa do Brasil de 2023 e para isso se mexeu bastante nos bastidores para convencer a TV Globo. De acordo com informações do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, a diretoria de competições trabalhou para negociar com a emissora e trazer o ineditismo para a decisão entre Flamengo e São Paulo, que será realizada com jogos aos domingos.
Conciliar essa mudança, já que os jogos de finais no torneio ocorrem sempre às quartas, a CBF montou uma força tarefa para convencer a emissora, e depois do sinal verde, tem adaptado as tabelas do Brasileirão para fazer com que todos os jogos previstos sejam remanejados, ficando assim a exclusividade total para os embates de Flamengo x São Paulo, que estão marcados para os dias 17 e 24 de setembro, ambos às 16h (de Brasília). O sorteio definiu o segundo jogo sendo no Morumbi.
Ainda segundo Mattos, a CBF não havia sinalizado essa novidade durante a assinatura do contrato na comercialização dos direitos de transmissão com a Globo. Contudo, a diretoria de competições da entidade conseguiu o aval do presidente Ednaldo Rodrigues, e a partir disso, abriu conversas com a emissora.
Transmitir a finalíssima da Copa do Brasil aos domingos será um teste para a Globo, que normalmente detém um volume de audiência gigantesco com as decisões ocorrendo às quartas. Mas pelo fato do domingo ser um dia tradicional para o futebol, a aposta é vista com bons olhos, e o fato da exclusividade de não existir nenhum jogo ocorrendo em solo nacional deve impulsionar ainda mais os números.
Para promover a operação com a Globo, a CBF reformulou o cronograma das rodadas 23 e 24 do Brasileirão, contemplando assim uma verdadeira maratona de jogos. Entre os dias 13 e 24 de setembro ocorrerão embates todos os dias.

