O Palmeiras está classificado para as quartas de final da Libertadores. Após uma vitória por 1 a 0 no jogo de ida e um empate no Allianz Parque, o Verdão está na empreitada da 4ª taça continental. Porém, analisando os números, os recordes defensivos de Abel Ferreira são fundamentais para a campanha positiva.
Números na Libertadores
O empate contra o Atlético-MG foi a 40ª partida do Palmeiras na Libertadores sob o comando de Abel Ferreira. Desde a chegada do português, o clube teve 22 jogos com a famosa “baliza zero” e sofreu apenas 28 tentos, uma média de 0.7 por duelo. Além disso, conta com recorde de 13 vitórias no mata-mata.
Na última partida, os principais destaques foram Zé Rafael, que atua como volante desde o início de 2023, e Gustavo Gómez. O capitão do Verdão teve a maior nota do portal Sofascore com 1 grande chance, 2 chutes no gol, 82% dos duelos ganhos, 100% dos duelos aéreos ganhos, 3 desarmes e 3 cortes.
Desde sua chegada ao Palmeiras, Abel Ferreira perdeu apenas um dos duelos de mata-mata do Libertadores, sendo que disputou 10. O jogo derrotado foi justamente contra o Athletico-PR nas semifinais da Libertadores 2022. Parte da questão é pela importância que a comissão técnica e os jogadores contam para o confronto.
Uma explicação para a solidez defensiva do Palmeiras e dos dois títulos de Libertadores sob o comando de Abel Ferreira é a dupla de zaga. Embora as duas vitórias que renderam a taça da competição tiveram Luan e Gómez como titulares, as últimas duas temporadas tem sido comandadas pelo paraguaio e Murilo.
Apesar de não ter conquistado juntos uma Libertadores, ambos contam com excelentes números. Com aproveitamento de 63,3% no torneio, cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota como titulares.
Palmeiras hoje
Na 4ª colocação do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se concentra no torneio nacional. O próximo jogo será na segunda-feira (14), às 19 horas (horário de Brasília), contra o Cruzeiro.

