Em semana de Copa Libertadores da América, a TV Globo vai transmitir para todo o Brasil o embate entre Atlético-MG e Palmeiras, nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília). Portanto, o Flamengo, clube de maior torcida do país, não irá ao ar em TV aberta nas oitavas de final da principal competição do continente.
Anos atrás, a Globo dividia os jogos da Libertadores por praças. Neste ano, por exemplo, se o cenário fosse igual antigamente, Atlético x Palmeiras passaria em SP e BH, enquanto o Flamengo ganharia transmissão no RJ e, possivelmente, em grande parte do Norte e Nordeste, onde tem grande torcida.
No entanto, tudo mudou. O Flamengo terá transmissão, nas duas próximas quintas-feiras (3 e 10), apenas na TV fechada e streaming, na ESPN e Star+.
Mas qual o motivo para a mudança em comparação com tempos atrás? É simples: o pacote dos direitos de transmissões da Conmebol mudou. Agora, a dona dos direitos na TV aberta (que era o SBT nos últimos três anos) tem o direito de escolher apenas um jogo para ser transmitido para todo o Brasil no mata-mata. As outras partidas são de posse da TV por assinatura e streaming. No geral, a Globo não pode mais escolher dois jogos simultâneos (isso vale apenas para a fase mata-mata).
Por questões de contrato, a emissora carioca teve que escolher entre o clássico nacional de Atlético-MG x Palmeiras ou o duelo do Flamengo contra o Olimpia. A líder de audiência optou pelo embate entre o time de Felipão contra Abel Ferreira. Isso acontecerá também nas próximas fases da competição.
Vale lembrar que a Globo ficou três anos seguidos sem os direitos da Libertadores. O SBT “deu sorte” de adquirir o pacote justamente no período de três finais consecutivas entre brasileiros: Palmeiras x Santos em 2020 (a final foi em janeiro de 2021), Palmeiras x Flamengo em 2021 e Flamengo x Athletico Paranaense em 2022.

