Home Futebol Globo não poupa seleção brasileira feminina de críticas após eliminação; Pia é principal alvo

Globo não poupa seleção brasileira feminina de críticas após eliminação; Pia é principal alvo

Comentaristas destacam pontos negativos na Copa do Mundo; emissora deve perder grande audiência

Por Paulo Foles em 02/08/2023 10:34 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/Globo

A seleção brasileira decepcionou e caiu na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023. O empate por 0 a 0 contra a Jamaica, nesta quarta-feira (2), não foi o suficiente para colocar o Brasil na próxima fase. Durante a transmissão, os comentaristas da TV Globo não pouparam críticas ao resultado da equipe comandada por Pia Sundhage.

“O Brasil não teve personalidade. A gente tem confiança na comissão, mas precisamos lembrar que o Brasil é maior. Tem que ter mais personalidade. E tem que ter a responsabilidade das atletas”, disse Ana Thaís Matos em um momento de seu desabafo.

Vale destacar que a Globo investiu forte nesta edição da Copa do Mundo. Com diversidade na cobertura, a expectativa era de grande aumento na audiência, o que aconteceu ao longo dos jogos do Brasil, mas tudo deve mudar com a seleção eliminada.

Renato Ribeiro, diretor de produção e conteúdo de esportes na Globo, comentou sobre a visão da emissora sobre o produto antes mesmo do início da competição:

“É uma aposta, investimento. Nenhuma empresa investe tanto quanto a gente. Somos quem mais transmite futebol feminino no Brasil. É mais que um negócio, é um posicionamento. Queremos comunicar algo. Vem com uma profunda transformação nas nossas redações”, disse ele à época.

Os jogos da seleção alcançaram médias de 16 pontos e quebraram recordes nas manhãs da Globo. Sem a ‘amarelinha’, a audiência deve cair praticamente pela metade, o que representa um ‘baque’ para a líder de audiência.

A Copa representou um acréscimo gigante no número de patrocinadores para a Globo e CazéTV. O canal do streamer no YouTube, que está transmitindo todos os jogos, fechou com 20 marcas, enquanto a emissora carioca fez parceria com 11, segundo o site “MKT Esportivo”.

Apesar de ser óbvio que audiência irá cair sem a seleção, a Globo anunciou que irá transmitir um jogo de cada fase do mata-mata até a grande final, além de partidas no SporTV.

Frustrada, Ana Thaís não deixou de criticar a treinadora: “A história do Brasil em Copas é gigante. É gigante. Vamos ter alguém que acompanhe o trabalho da comissão se a Pia seguir? Vimos muitos problemas nesses quatro anos, mas não imaginávamos ficar na fase de grupos. Temos que olhar para esse eliminação e repensar o que queremos com a seleção brasileira. A história é gigante e nenhum treinador é maior que o Brasil”, disse ela.

Renata Silveira também destacou o vexame da seleção: “O Brasil de forma inacreditável se despede da Copa do Mundo”. Caio Ribeiro pontuou sobre os problemas de postura e citou aspectos táticos falhos ao longo dos jogos.

Com o nítido crescimento do futebol feminino em audiência, repercussão e engajamento do público, as cobranças também serão maiores. Isso ficou evidente na transmissão da Globo e também nas redes sociais entre os torcedores.

Exit mobile version