Luiz Andreoli foi um dos grandes nomes do jornalismo esportivo, apresentando programas como Globo Esporte, Esporte Espetacular, além de cobrir duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas, nas décadas de 80 e 90.
Luiz, inclusive, é pai de Felipe Andreoli, atual apresentador do Globo Esporte São Paulo.
Telê Santana tinha contrato com a Globo
Luiz Andreoli participou do podcast “Achismos”, do Mauricio Meirelles, onde contou curiosidades da sua época de jornalista esportivo.
Em um momento da entrevista, Luiz Andreoli foi perguntado quem foi o pior entrevistado que ele já teve. Então, Luiz disse que era o Telê Santana e fez uma revelação.
“O Telê era chato. E o Telê era contratado da Globo na Copa. Ele era técnico da seleção e só podia dar entrevista para a Globo. Era exclusivo. Ele ganhava por isso. Não sei se todo mundo sabia”, contou Luiz, que revelou também algumas “chatices” que ele tinha.
“O Telê era um cara que ia no dentista 5 horas da manhã. Não deixava os caras saírem, por isso que o Renato Gaúcho acabou não jogando aquela Copa, ele saiu com o Leandro, lembra? O Telê gostava da coisa mais certinha, centrado, disciplinado. Então, comigo, ele ficava p…! Eu fumava na coletiva e ele ficava bravo com isso. Mas, era um grande técnico”, disse o jornalista.
Telê dirigiu a seleção brasileira em duas Copas do Mundo
Vale destacar que Telê foi técnico do Brasil em duas Copas, as de 1982 e 1986. Em 82, foi eliminado na segunda fase, enquanto em 86, a seleção foi eliminada nas quartas de final.
Esse episódio que Luiz relembrou, envolvendo o Renato Gaúcho e o Leandro, aconteceu nas vésperas da Copa de 1986.
Mas, foi no São Paulo, nos anos 90, que Telê Santana venceu os principais títulos de sua carreira, sendo bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de um Brasileirão, entre outras conquistas.

