Foi com emoção, mas o torcedor do Corinthians pôde festejar na noite desta terça-feira (29). Na Argentina, a equipe sofreu muita pressão do Estudiantes e perdeu por 1×0. Entretanto, o Alvinegro levou a melhor nos pênaltis e avançou para a semifinal da Sul-Americana.
Não é exagero dizer que o Timão contou com “ajuda” da trave. Afinal, quatro finalizações no tempo normal, além de duas penalidades, pararam nela. Cássio contribuiu muito ao lado de sua “fiel escudeira”, defendendo uma cobrança e passando segurança ao longo da partida.
Apesar da classificação, a atuação em campo foi muito aquém do esperado. Quem ficou na bronca, em especial com o técnico Vanderlei Luxemburgo, foi o ex-jogador Marcelinho Carioca. O ídolo do Corinthians não poupou críticas ao comandante, chamando-o de “retrógrado e ultrapassado”.
“Quem assistiu ao jogo viu que o primeiro tempo foi o ‘massacre da serra elétrica’. O Estudiantes atropelou, bagunçou e esculachou o esquema tático do Luxemburgo, que foi covarde, omisso e medroso. Quem mais prejudicou o futebol do Corinthians foi o treinador, que está retrógrado e ultrapassado. Classificou, mas foi merecido? Não. Tem que ser correto e honesto. Se fosse por merecimento, o Estudiantes levaria essa classificação. Luxemburgo, do jeito que foi para a Argentina, foi covarde, frouxo e medroso. É isso que ele é hoje”, disse o ex-atleta em sua Rádio MC7.
Marcelinho ainda apontou problemas na escalação do Timão e também nas alterações promovidas durante o duelo. O ex-atleta criticou o paraguaio Romero atuar como “segundo lateral” para auxiliar Fábio Santos na esquerda, Ruan Oliveira como “uma barata tonta” no meio de campo, Renato Augusto no ataque, não como armador, e a substituição do jovem Gabriel Moscardo na segunda etapa, que deu lugar a Giuliano.
Merecido ou não, o Corinthians está na semifinal da Sul-Americana. O próximo oponente será América-MG ou Fortaleza, que decidem a vaga nesta quinta-feira (31), no Castelão. A equipe cearense venceu a ida em Belo Horizonte por 3×1. Do outro lado da chave, Botafogo e Defensa y Justicia (Argentina), assim com LDU (Equador) e São Paulo, seguem na disputa pelo título.
Antes de pensar na competição continental, o Timão volta às atenções ao Brasileiro Série A, onde segue com o alerta ligado. Luxemburgo e seus comandados ocupam a 13ª posição, com 25 pontos, somente quatro a mais que o Santos, primeiro dentro da zona do rebaixamento. No domingo (03/09), às 16h, recebem o Palmeiras na Neo Química Arena.

