Home Futebol Mauro Cezar pede consideração de torneio após reconhecimento de título do Atlético-MG

Mauro Cezar pede consideração de torneio após reconhecimento de título do Atlético-MG

Comentarista se mostra incrédulo com conquista do Galo reconhecida pela CBF e ‘cobra’ que competição regional seja considerada também

Luciano Ferreira
Luciano Ferreira é um jornalista graduado no Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista - UNIP desde 2021. Atuou anteriormente na cobertura de futebol e basquete na agência Wecel Mídia. Atualmente trabalha como redator de esportes no Torcedores.com.

Mauro Cezar Pereira criticou a Confederação Brasileira (CBF) por conta da entidade declarar o Sport campeão brasileiro em 1987 ao invés do Flamengo. A discussão vem na esteira em que o Atlético-MG teve o reconhecimento do título “Campeão dos Campeões”, de 1937, como nacional. A decisão fez, portanto, o Galo se tornar tricampeão brasileiro. Sendo assim, o comentarista pediu que torneio dos anos 1960 seja reconhecido também pelo grau de “importância”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O campeão de 87, o Sport, é rebaixado em 86, no Brasileiro. É um fenômeno“, iniciou Mauro Cezar no programa Canelada, da rádio Jovem Pan, sobre as últimas decisões da CBF sobre o reconhecimento de títulos nacionais de algumas equipes.

Em seguida, o comentarista prosseguiu: “A Copa União, de 87, que é um título brasileiro sim, não é reconhecida. E essa coisa ridícula é reconhecida“, disse, acrescentando um questionamento sobre a decisão da entidade máxima do futebol brasileiro: “Dá para levar a sério isso aqui gente?“, perguntou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalista Thiago Asmar, o Pilhado, concordou com o colega e afirmou que tais reconhecimentos fazem a CBF perder a “credibilidade”. Mauro Cezar foi além. O comentarista expôs sua visão sobre os títulos reconhecidos nos últimos anos: “Eu nunca falo que o Palmeiras tem 10 títulos [brasileiros], que o Santos tem não sei quantos, porque eu, pessoalmente, não vou compactuar com isso“, salientou o comunicador.

Mediante esse cenário, Mauro Cezar enfatizou que a conquista do torneio Rio-São Paulo pode ser considerado um título brasileiro também: “Amanhã alguém pode reivindicar o Rio-São Paulo como título brasileiro. Porque esse negócio aí do título da Marinha [Campeão dos Campeões] é brasileiro, o Rio-São Paulo, já extinto que voltou e acabou de novo, tem muito mais valor” comparou. “Porque eram times muito mais significativos. Muito maior que isso aí“, justificou Mauro Cezar.

Mauro Cezar analisa o que seria mais coerente para CBF sobre reconhecimento de títulos

Após destacar que não “compactua” com o fato do Palmeiras ter 10 títulos brasileiros, após reconhecimento da Taça Brasil, que fez o Verdão maior campeão do país, Mauro Cezar vê caminho mais coerente. Isso porque o jornalista analisou que se o “Robertão” fosse reconhecido, seria justificável, uma vez que o torneio foi o “embrião” do atual Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Seguindo essa teoria, o analista esportivo afirmou que aceitaria que os títulos do “Robertão” fossem considerados brasileiros e os da Taça Brasil, que beneficiou Palmeiras e Santos, fossem reconhecidos como conquistas da Copa do Brasil.

E finalizou dizendo que, com base no que está vendo no momento, o título do Rio-São Paulo pode ser brasileiro pela questão do “peso” e importância no cenário nacional em meados dos anos 1960: “Amanhã pode ser“, completou Mauro Cezar, referindo-se sobre a hipótese dos vencedores do torneio serem campeões do Brasil após reivindicações.

Better Collective