De acordo com o Diário Olé, da Argentina, as entidades que regem o futebol da América, Concacaf e Conmebol, chegaram a um acordo para reeditar a Copa Interamericana em 2024.
Conforme informações do veículo argentino, a nova competição seria em um formato quadrangular, com equipes do México, Estados Unidos, Canadá e os da América do Sul, incluindo brasileiros.
Para a primeira edição, os quatro times classificados seriam o campeão da Concachampions 2023 (León, do México), o campeão da Leagues Cup (Inter Miami ou Nashville) e os vencedores da Copa Libertadores e Sul-Americana.
Dessa forma, entre os brasileiros que ainda estão vivos nos torneios continentais, América-MG, Botafogo, Corinthians, Fortaleza, Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo, tem chances de disputarem a competição da Concacaf e Conmebol em caso de título. Atualmente, tanto a Copa Libertadores, bem como a Sul-Americana, se encontram nas quartas de finais.
O Inter Miami, clube de Lionel Messi, Sergio Busquets e companhia, também aparece entre os candidatos. Os estadunidenses estão na final da Copa das Ligas, que conta com 30 times do continente norte-americano.
História da Copa Interamericana
Anteriormente, a Copa Interamericana era disputada preferencialmente entre o campeão da Concachampions e o da Libertadores, embora a maioria dos campeões da América do Sul, sobretudo brasileiros, não disputassem o torneio.
Com isso, entre os times do Brasil, apenas o Vasco chegou a jogar uma edição da Copa Interamericana, a última em 1998. Na final disputada em dois jogos, o DC United levou a melhor no placar agregado por 2×1.
Em títulos, o país com mais taças da competição é a Argentina, que venceu sete vezes no total, sendo três do Independiente. O México aparece na segunda colocação, com cinco troféus. Enquanto Chile, Colômbia e Uruguai levaram duas vezes. Estados Unidos e Paraguai, apenas uma.

