Dmitri Payet está muito próximo de ser o novo reforço do Vasco da Gama. A informação começou a circular na última sexta (11) e teve diversas fontes, incluindo o “super” Fabrizio Romano confirmando neste sábado (12). Se a negociação parece encaminhada, resta saber quem exatamente o time está contratando — ou melhor, que jogador está chegando.
Aos 36 anos, o meia não gera qualquer desconfiança em relação à sua qualidade técnica. Habilidoso e dono de uma batida na bola única no futebol mundial, o francês estará certamente entre os jogadores mais técnicos do futebol brasileiro. Na questão física e anímica, no entanto, há dúvidas.
Isso porque a última temporada de Payet no Olympique de Marselha, clube onde é ídolo, foi discreta. Reserva com o técnico Igor Tudor e sem ser envolvido na maioria dos jogos, o ex-camisa 10 do clube marselhês teve um último ano muito abaixo comparado ao anterior, de protagonismo sob o comando do então treinador Jorge Sampaoli.
Na temporada 2022-23, o meia francês atuou em 24 partidas, sendo titular em apenas 10 delas. Marcou 4 gols e distribuiu 3 assistências. Na ocasião, sua equipe terminou na terceira colocação da Ligue 1 e não conseguiu se classificar para as oitavas de final da Champions League.
Próximo do Vasco, Payet foi protagonista no Marselha em 21-22
Os números de Payet pelo Olympique de Marselha em 2022-23 contrastam com o ótimo desempenho apresentado pelo jogador na temporada anterior. Sob o comando de Jorge Sampaoli, o meia atuou bem próximo ao gol, inclusive atuando como um “falso 9” em algumas ocasiões, e foi protagonista da equipe vice-campeã do Campeonato Francês.
Foram 46 partidas disputadas, e em apenas seis delas não foi titular. A maioria, inclusive, atuou durante os 90 minutos. No período, anotou 16 gols e distribuiu 13 assistências, numa expressiva média de 0,8 participações em gol por partida.
Mas qual será o Payet que (possivelmente) chega ao Vasco? Os torcedores Cruzmaltinos torcem pelo de 2021-22, certamente.

