Neste domingo (3), às 16h00, Corinthians e Palmeiras se enfrentam em clássico válido pela 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que será disputado na Neo Química Arena, em São Paulo.
Com um jogo a menos e pouco mais de 40% de aproveitamento, o Timão busca reagir na competição, onde conquistou 16 dos 27 pontos disputados em sua arena.
Do outro lado, com o tropeço do Botafogo no duelo contra o Flamengo, o Verdão mira encostar no topo da tabela e tem a terceira melhor campanha na condição de visitante: ganhou 17 de 33 pontos jogando longe de seus domínios.
Como chegam Timão e Verdão
As duas equipes entraram em campo no meio de semana pelas competições continentais.
Em atuação muito abaixo do esperado, o Corinthians levou um “susto” na Argentina, mas derrotou o Estudiantes nos pênaltis e conseguiu a classificação para a fase semifinal da Copa Sul-Americana, após perder por 1 x 0 no tempo regulamentar.
O goleiro Cássio, melhor jogador em campo, evitou a eliminação durante os 90 minutos com defesas importantes, uma vez que os argentinos chutaram 30 vezes ao gol, sendo 11 delas diretamente à sua meta, mais quatro bolas na trave.
Já o Palmeiras jogou no Allianz Parque pela Copa Libertadores da América e, depois de golear fora de casa o colombiano Deportivo Pereira por 4 x 0, apenas “administrou” a larga vantagem num “monótono” empate sem gols que carimbou seu passaporte para as semifinais.
Pelo Campeonato Brasileiro, os dois clubes atuaram em casa na rodada anterior.
A equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo empatou em 1 x 1 com o Goiás, enquanto o time de Abel Ferreira superou o Vasco por 1 x 0, em jogo de arbitragem polêmica.
O Verdão ocupa o segundo lugar na tabela somando 40 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo, que perdeu no sábado (2) para o rival Flamengo por 2 x 1.
O Timão, que tem uma partida a menos, caiu para a 14ª posição com 25 pontos, quatro acima do Santos, o 17º colocado e que abre a zona de rebaixamento.
Palmeiras é o time que mais venceu o Corinthians na Neo Química Arena
Somando seis vitórias, cinco empates e sete derrotas, o arquirrival Palmeiras é o clube com melhor retrospecto dentro da arena corintiana, inaugurada em 2014, seguido pelo Flamengo, que possui um triunfo a menos.
Além disso, o Verdão assinalou 20 gols no estádio adversário e sofreu 19, em vantagem de um tento.
O Palmeiras também defende uma série invicta de cinco jogos contra o Corinthians, sendo duas vitórias no Allianz Parque, uma vitória e um empate na Neo Química Arena, e mais uma vitória na Arena Barueri.
Corinthians x Palmeiras: quem mais venceu?
Um dos maiores clássicos do futebol mundial, os dois arquirrivais já estiveram em campo frente a frente em 386 oportunidades e o retrospecto geral é equilibrado, porém com vantagem ao Palmeiras, que possui sete vitórias a mais.
Em pouco mais de 106 anos de disputa do dérbi, são 138 vitórias do Verdão contra 131 triunfos do Timão, mais 117 partidas que terminaram com igualdade no marcador.
A equipe alviverde anotou 547 gols nas redes do arquirrival e sofreu 496, acumulando um saldo positivo de 51 tentos.
Pelo Campeonato Brasileiro, foram 67 jogos e o retrospecto segue favorável para o Palmeiras, que venceu 26 vezes o clássico e perdeu 18, mais 23 empates.
No Brasileirão, os dois times já se enfrentaram nove vezes dentro da Neo Química Arena, palco do confronto deste domingo (3), com quatro vitórias para cada lado e uma igualdade.
Entre outras competições, o dérbi já aconteceu em 216 ocasiões pelo Campeonato Paulista e, no torneio estadual, o Corinthians aparece na frente: são 79 triunfos alvinegros, 72 vitórias alviverdes e 65 igualdades.
O primeiro e o último jogo
A primeira vez em que Corinthians e Palmeiras se enfrentaram foi há 106 anos, no dia 6 de maio de 1917, em jogo do Campeonato Paulista realizado no Parque Antarctica, e o então Palestra Itália (atual Palmeiras) venceu pelo placar de 3 x 0, com três gols de Caetano.
O último dérbi aconteceu em 29 de abril deste ano, pela terceira rodada da atual edição do Brasileirão Série A, no Allianz Parque, e novamente deu Verdão: 2 x 1.
Murilo e Raphael Veiga balançaram as redes para os donos da casa, enquanto Piquerez fez contra a favor do Timão.
Corinthians x Palmeiras: as maiores goleadas
O marcador mais elástico a favor do Corinthians aconteceu no Campeonato Paulista de 1982, quando os alvinegros anotaram 5 x 1 sobre o arquirrival, em clássico realizado no estádio do Morumbi. Casagrande (três vezes), Sócrates e Biro-Biro marcaram os gols do Timão.
E a maior goleada do Palmeiras ocorreu também pelo Campeonato Paulista, no ano de 1933, em confronto disputado no Parque Antarctica: 8 x 0 para o Palestra Itália, com gols de Romeu Pellicciari (quatro vezes), Imparato (três vezes) e Gabardo.
Os maiores artilheiros
Quem mais vezes balançou as redes no retrospecto geral do dérbi paulista foi o meia Luizinho, que entrou em campo 607 vezes vestindo a camisa do Corinthians e assinalou 21 gols em 44 duelos contra o arquirrival.
Do lado palmeirense, o maior goleador diante do Timão é o atacante Heitor, que marcou 17 vezes.
Além do futebol, Heitor também defendeu o Palmeiras no atletismo, tênis de mesa, vôlei e basquete, esporte pelo qual foi campeão paulista pelo clube em 1928.
Prováveis escalações para o jogo de hoje
Corinthians: Cássio, Gil, Lucas Veríssimo, Bruno Méndez e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon e Renato Augusto; Matías Rojas, Wesley e Yuri Alberto; treinador: Vanderlei Luxemburgo
Palmeiras: Weverton, Gustavo Gómez, Murilo, Mayke e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Jhon Jhon, Artur e Rony; treinador: Abel Ferreira
Fique de olho no apito!
O clássico de hoje na Neo Química Arena será apitado pelo árbitro gaúcho Anderson Daronco, que terá o goiano Bruno Raphael Pires e o cearense Naílton Júnior de Sousa Oliveira como seus assistentes.
Douglas Marques das Flores será o quarto árbitro e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo), ambos de São Paulo.
Onde assistir Corinthians x Palmeiras ao vivo na TV e online
O dérbi de número 387 será transmitido ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil, menos para os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo e a cidade mineira de Juiz de Fora.
A narração será de Luis Roberto e os comentários de Caio Ribeiro e Ricardinho.
O clássico também será exibido ao vivo e para todo o país pelo Premiere, canal fechado em sistema de pay-per-view que pertence ao Grupo Globo e pode ser adquirido por meio de um plano de TV por assinatura.
O torcedor ainda pode assistir ao vivo online na Globo ou Premiere através das plataformas de streaming Premiere Play, GloboPlay, Canais Globo ou Prime Video Channels (Amazon Prime Video).
Basta acessar os sites ou aplicativos dos canais e preencher com os dados do cadastro para acompanhar Corinthians x Palmeiras pelo celular, tablet, computador, Smart TV ou Chromecast.
Ainda existe a opção de assinar somente o Premiere Play, sem vínculo com uma operadora de TV.

