Originalmente, o São Paulo sediaria no Morumbi a 22ª rodada do Brasileirão contra o Coritiba no domingo (03), às 20h (de Brasília). Entretanto, por conta do confronto entre Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena na mesma data, às 16h (de Brasília), o Ministério Público (MP-SP) entrou com pedido para realização do jogo do Tricolor.
Inicialmente a entidade buscou o adiamento do Derby, mas os calendários de ambos os clubes em competições internacionais impossibilitaram uma nova data. Devido à eliminação do São Paulo na Sul-Americana, a CBF estabeleceu que a partida contra o Goiás seja transferida para o 27 de setembro, às 19h (de Brasília).
Para a mudança, o Ministério Público alegou receio à segurança. Desde 2016, na cidade de São Paulo, os clássicos são sediados com torcida única, mas com movimento em Itaquera e no Morumbi, haveria chances de conflitos no transporte público ou em outros pontos da cidade. Assim, um comunicado da CBF foi emitido explicando a decisão após intervenção das autoridades paulistas:
– Força maior. Apesar de a data do jogo haver sido marcada e divulgada em 11/08/2023, após alinhamento prévio com as Forças de Segurança Pública e FPF, promove-se o presente ajuste de tabela em decorrência da recomendação recebida do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que não fossem realizadas duas partidas no mesmo dia envolvendo clubes com grandes torcidas.
Além da partida do Corinthians, a cidade de São Paulo também recebe a final da Copa Pioneer no Allianz Parque com expectativa de público de 40 mil pessoas e o festival The Town em Interlagos, com público esperado de mais de 100 mil pessoas. O jogo do São Paulo deixaria as autoridades ainda mais sobrecarregadas.

