Home Extracampo Lula demite Ana Moser do Ministério do Esporte; deputado será nomeado

Lula demite Ana Moser do Ministério do Esporte; deputado será nomeado

Demissão de ex-ministra foi criticada por entidades esportivas

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser foi demitida do Ministério do Esporte pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT/SP). A rescisão da ex-ministra foi cogitada nos últimos dois meses e a decisão está relacionada a uma reforma ministerial no Governo Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O cargo de Ana Moser será ocupado pelo deputado André Fufuca (PP/MA). Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a posse do novo ministro acontecerá na próxima semana, quando Lula retornar da reunião da cúpula do G20, que será realizada na Índia.

O presidente e a ex-ministra se encontraram nesta quarta-feira, no Palácio da Alvorada. Na reunião, Lula confirmou que Ana Moser seria desligada do cargo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ex-jogadora de vôlei viveu momentos antagônicos no Ministério dos Esportes. Ana Moser foi elogiada ao declarar que o Brasil seria um dos candidatos a sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027 e criticada por questionar os esportes eletrônicos, que para ela não seriam considerados esportes.

Demissão gerou críticas por parte de associações esportivas

A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro e os grupos Atletas pelo Brasil e Movimento Esporte pela Democracia emitiram uma nota criticando a decisão do Governo Federal. Para as entidades, o esporte não é “uma moeda de troca”.

“A Atletas pelo Brasil, a Comissão de Atletas do COB, o Conselho de Atletas do CPB e o Movimento Esporte pela Democracia vêm a público manifestar sua apreensão com uma possível mudança no comando do Ministério do Esporte – segundo a imprensa vem noticiando.

PUBLICIDADE

Ainda durante a campanha presidencial em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em encontro com representantes da área, disse que era necessária uma “revolução” na política pública de esporte, uma que ajudasse a “construir uma boa política de esporte para este país, da infância até a terceira idade”.

PUBLICIDADE

É justamente isso que a ministra Ana Moser tem se dedicado a fazer desde o início de sua gestão, mesmo com uma equipe reduzida e recursos escassos. É imperioso notar que, não fosse ela, não seria este o rumo da política de esporte.

Lamentamos que, menos de um ano depois, em nome de uma pretensa governabilidade, o governo do presidente Lula possa vir a romper com seu discurso e promessas e, colocando o Ministério do Esporte na mesa de negociações políticas, aniquile toda e qualquer possibilidade de que a política de esporte que o Brasil precisa seja efetivamente implementada.

O esporte não é moeda de troca. Nos sentimos envergonhados e desprestigiados, vendo que o esporte no Brasil continua sendo encarado como algo menor.

A ministra Ana Moser tem o nosso apoio e o da comunidade esportiva para continuar avançando rumo às mudanças necessárias na estrutura da política pública de esporte do país, visando a democratização de seu acesso a todas as brasileiras e brasileiros.”

PUBLICIDADE
Better Collective