A janela de transferências da grande maioria dos campeonatos europeus está fechada desde o final de semana e imensas quantias foram investidas por alguns dos maiores times do mundo nos últimos meses, com os ingleses continuando sendo os protagonistas das transferências internacionais.
O “CIES football observatory”, que analisa os gastos dos clubes em contratações, somou os investimentos dessa janela de transferências com os últimos anos e fez um relatório dos clubes que mais gastaram nos últimos dez anos. Com isso, chegou à conclusão de que Manchester United, Chelsea e PSG foram os maiores “gastadores”.
Confira a tabela abaixo:
Vale destacar que o gráfico leva em consideração o saldo negativo, ou seja, o dinheiro que o time recebeu vendendo menos do que a equipe recebeu comprando.
Manchester United, Chelsea e PSG se destacam na lista
Os três clubes foram os únicos a superar a barreira de 1 bilhão de euros gastos a mais em contratações do que vendas no mercado da bola, com os red devils ainda mantendo a liderança, mesmo após os incontáveis investimentos do Chelsea desde a chegada de Todd Boehly ao time, no início da temporada passada.
Outros destaques da lista são os ingleses Arsenal e Manchester City, que estão ranqueados na 4º e 5ª colocação, respectivamente. Ambos os times investiram pesado nos últimos anos para reforçar o seu plantel, com os gunners fazendo esforços para voltar à elite do futebol inglês sob comando de Mikel Arteta.
Apesar disso, vale ressaltar também que ambos os times vivem situações um pouco diferentes nessa temporada. Mesmo tendo gastado muito dinheiro, eles venderam vários atletas, o que mostra que têm conseguido abater o imenso custo com saídas de jogadores.

