Home Outros Esportes MLB: Shohei Ohtani passa por cirurgia no cotovelo

MLB: Shohei Ohtani passa por cirurgia no cotovelo

Principal astro da MLB deve voltar aos campos no começo de 2024

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Na manhã desta terça-feira (19), Shohei Ohtani fez uma cirurgia para reparar danos no seu cotovelo direito. A expectativa, de acordo com os médicos, é que o astro do Los Angeles Angels volte a rebater já no início da temporada que vem, mas que arremesse apenas em 2025.

PUBLICIDADE

O procedimento foi feito pelo médico-chefe do Los Angeles Dodgers, o Dr. Neal ElAttrache, que já havia realizado a cirurgia Tommy John em Ohtani em 2018.

Em um comunicado divulgado pelos Angels, o médico deu alguns detalhes sobre o processo. “O plano final, após deliberação com Shohei, era reparar o problema em questão e reforçar o ligamento saudável, enquanto também adicionamos tecido viável para a longevidade do cotovelo. Espero uma recuperação total, e ele estará pronto para rebater sem quaisquer restrições no dia de estreia de 2024 e fazer as duas coisas [rebater e arremessar] em 2025”.

PUBLICIDADE

O japonês rompeu o ligamento colateral ulnar do cotovelo direito em 23 de agosto, encerrando sua temporada como arremessador. Ele continuou como rebatedor até 3 de setembro, quando teve uma distensão oblíqua, o que acabou de fato com seu ano nos Angels.

Em sua conta no Instagram, o jogador assegurou os fãs de que está tudo bem e agradeceu o apoio. “Fiz um procedimento no cotovelo esta manhã e tudo correu muito bem. Muito obrigado pelas orações e palavras gentis de todos. Foi uma pena não ter conseguido terminar o ano em campo, mas estarei torcendo pelos meninos até o fim. Vou fazer o meu melhor para voltar ao campo mais forte do que nunca”.

Mesmo encerrando prematuramente a temporada, Shohei Ohtani ainda é o favorito a vencer o prêmio de MVP da Liga Americana (o mesmo o jogador consquistou há dois anos). Ele terminou 2023 com 44 home runs, 96 corridas impulsionadas, 20 bases roubadas e como líder da liga em on base percentage, slugging e OPS. Já arremessando, ele tinha 10 vitórias e cinco derrotas, ERA de 3.14 em 23 partidas como titular e 167 strikeouts.

Antes de se machucar, era esperado que Ohtani, estrela no bastão e no montinho que vai ser agente livre nesta offseason, assinasse o maior contrato da história da MLB – algo perto ou até acima dos 500 milhões de dólares. Resta ver se a cirurgia vai mudar esta quantia especulada.

PUBLICIDADE