Home Outros Esportes Veja os vencedores dos prêmios da temporada 2021 da MLB

Veja os vencedores dos prêmios da temporada 2021 da MLB

Confira quem recebeu os prêmios de novato do ano, melhor técnico, Cy Young e MVP

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Como de costume, todo ano a MLB dá os prêmios de novato do ano, de melhor técnico, de melhor arremessador (Cy Young) e jogador mais valioso da temporada (MVP) nas ligas Nacional e Americana. Confira abaixo quem foram os vencedores dos prêmios em 2021.

PUBLICIDADE

NOVATO DO ANO

Randy Arozarena – Tampa Bay Rays: Aos 26 anos, Arozarena se tornou o sexto cubano e o quarto jogador dos Rays a vencer o novato do ano. Ele começou a se destacar ainda nos playoffs de 2020, mas, por conta do número de jogos, só foi elegível ao prêmio em 2021. Ele liderou todos os novatos em WAR, com 4.1, e AVG, com .274. Ele também ficou entre os melhores novatos da Liga Americana em corridas anotadas (94), rebatidas duplas (32), walks (56), roubos de base (20), OBP (.356) e OPS (.815).

Jonathan India – Cincinnati Reds: Com 24 anos, India foi o nono jogador dos Reds a ganhar o novato do ano. Mesmo chegando a equipe como uma espécie de tapa buraco depois de perder toda a temporada de 2020 por conta da pandemia, ele foi essencial para o sucesso do time e acabou se destacando. Entre os calouros, ele liderou a liga em número de jogos (150), corridas anotadas (98), rebatidas duplas (34), walks (71) e OBP (.376), além de ficar em segundo em OPS (.835).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MELHOR TÉCNICO

Kevin Cash – Tampa Bay Rays: Em sua sétima temporada com os Rays, Cash venceu o prêmio de melhor técnico pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, ele levou o time de Tampa ao título da divisão leste da Liga Americana, com 100 vitórias (recorde da equipe) e 62 derrotas. O mais impressionante é que Kevin Cash conseguiu o feito com a sexta menor folha de pagamento da MLB (e em uma divisão que conta com dois dos cinco times mais caros da liga).

Gabe Kepler – San Francisco Giants: Gabe Kepler venceu o prêmio em seu quarto ano como técnico principal e no segundo ano como comandante dos Giants. O reconhecimento vem depois de uma temporada em que San Francisco venceu 107 partidas (também um recorde da equipe) e perdeu apenas 55 jogos. A escolha de Kepler para o prêmio não foi muito difícil, principalmente pelo fato de que, no início do ano, muitos acreditavam que os Giants não teriam um aproveitamento acima dos 50%, e eles acabaram com o melhor recorde da liga.

CY YOUNG (MELHOR ARREMESSADOR)

Robbie Ray – Toronto Blue Jays: Com 29 anos, Ray é o quinto jogador de Toronto a vencer o Cy Young. Ele chegou aos Blue Jays em 2020 com um contrato modesto, sem chamar muita atenção e com estatísticas altas para um arremessador. Mas em seu quarto ano na MLB, o canhoto dominou os rebatedores adversários e teve números impressionantes, com um ERA de 2.74, 248 strikeouts, 23 quality starts (liderando a Liga Americana nesses três quesitos), 193 entradas arremessadas, WHIP de 1.045 e WAR de 6.7.

Corbin Burnes – Milwaukee Brewers: Depois de terminar 2020 com um ERA de 8.82, Burnes se tornou um dos arremessadores mais dominantes da MLB em 2021. Aos 27 anos de idade, ele é o primeiro jogador dos Brewers a vencer o Cy Young desde 1982 (o que era a terceira maior seca da liga). Nesse ano, ele foi um dos arremessadores do no-hitter de Milwaukee e liderou a MLB em ERA (2.43), porcentagem de strikeouts (35,6%), em strikeouts por walk (6.88) e home runs a cada nove entradas (0.38). Além disso, ele teve 234 strikeouts, WHIP de 0.94 e cedeu apenas 34 walks e 7 home runs, marcas que estão entre as melhores da Liga Nacional.

MVP (JOGADOR MAIS VALIOSO)

Shohei Ohtani – Los Angeles Angels: Considerado a maior sensação do beisebol, Shohei Ohtani venceu o MVP da Liga Americana de forma unânime e se tornou o segundo japonês a ganhar o prêmio (Ichiro Suzuki conseguiu o feito em 2001). Desde que atuava no Japão, Ohtani se destaca por ser uma ameaça dupla, como arremessador e rebatedor. Porém, 2021 foi algo nunca visto na história da Major League Baseball – em 145 anos ele é o único jogador da liga a ter mais de 30 home runs e 30 strikeouts em uma única temporada. No ataque foram 46 home runs (terceira melhor marca da MLB), 26 rebatidas duplas, 100 corridas impulsionadas, 103 corridas anotadas, 26 roubos de base, 96 walks, AVG de .257, OBP de .372 e slugging de .592. Já em seus 23 jogos arremessando ele teve um ERA de 3.18 e 156 strikeouts, sendo considerado um dos arremessadores mais dominantes da liga. Além disso, seu WAR de 9.1 foi de longe a maior marca da MLB em 2021.

Bryce Harper – Philadelphia Phillies: Com esse prêmio, Bryce Harper se tornou apenas o quinto jogador da MLB a vencer o MVP com duas equipes diferentes – em 2015 ele ganhou o prêmio pelo Washington Nationals. Apesar dos Phillies não terem ido aos playoffs, a performance de Harper foi um dos principais fatores que mantiveram o time na corrida pela pós-temporada até o final do ano. Em 2021 ele teve um AVG de .304 (terceira melhor marca da Liga Nacional), 35 home runs, 42 rebatidas duplas, 84 corridas impulsionadas, 100 walks, OBP de .429, slugging de .615 e OPS de .1044 (os dois últimos foram os melhores números da MLB no ano).

PUBLICIDADE

Leia Mais

Veja os vencedores do prêmio Cy Young de 2021

PUBLICIDADE

MLB anuncia vencedores do prêmio Silver Slugger

MLB divulga vencedores da Luva de Ouro

Como foi a trajetória do Atlanta Braves até o título da World Series