Home Outros Esportes MLB: Tampa Bay Rays anuncia acordo para construir novo estádio

MLB: Tampa Bay Rays anuncia acordo para construir novo estádio

Investimento deve manter equipe na cidade pelas próximas décadas

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Após anos de reclamação sobre o Tropicana Field e especulações de que o time poderia sair da cidade, parece que os Rays vão ficar em Tampa Bay. O time, o Condado de Pinellas e a cidade de St. Petersburg anunciaram na manhã desta terça-feira (19) um acordo para a construção de um novo estádio que deve custar perto de 1.3 bilhões de dólares.

PUBLICIDADE

A proposta ainda precisa ser votada pelos governos locais – que devem investir cerca de US$ 600 milhões no novo estádio. Porém, a negociação pelos 34 hectares no Historic Gas Plant District (área próxima de onde os Rays jogam atualmente) parece estar bem encaminhada.

“A Major League Baseball veio para ficar, e bem aqui”, disse Stuart Sternberg, dono principal do time. “Como todos sabemos, as coisas nem sempre progridem em linha reta. Mas todos nós tivemos muita sorte que esta região e especialmente esta cidade estão crescendo ao nosso redor e estão mais bem equipadas para apoiar um time da MLB”.

PUBLICIDADE

Em St. Petersburg desde 1998, os Rays tentam conseguir um novo estádio desde 2007, já que o Tropicana Field é conhecido por ser um dos piores estádios da MLB. Porém, todas as tentativas até o momento não tinham tido sucesso, o que preocupava a liga. Por conta disso, surgiram diversos rumores de que a equipe poderia mudar de cidade ou até mesmo dividir a temporada entre Tampa Bay e Montreal. Com o novo investimento, no entanto, o time deve ficar na região por muitos anos.

“Estamos comemorando nosso 25º aniversário como clube. Uma base de fãs geracional está criando raízes. E hoje damos um grande passo para garantir que os fãs dos Rays estarão aqui em Tampa Bay por gerações e gerações futuras”, falou Sternberg.

O novo estádio do Tampa Bay Rays terá 30 mil assentos (com capacidade para expandir até 35 mil em ocasiões especiais), um teto fixo e grandes janelas retráteis. “Nosso objetivo é construir o melhor estádio da América. Achamos que será o estádio mais íntimo e confortável”, disse o presidente da equipe, Matt Silverman.

A ideia é que a proposta seja aprovada no início do ano que vem, e que o estádio esteja pronto para a temporada de 2028 da MLB, já que o atual acordo dos Rays com o Tropicana Field se encerra em 2027.

Além do novo estádio, o acordo menciona um investimento de mais de US$ 6.5 bilhões no distrito ao longo dos próximos 20 anos. Tanto o estádio, como outras construções planejadas para a área (como dois grandes estacionamentos) pertencerão ao condado, mas com uma concessão de 30 anos para os Rays (com a opção de ser estendida por mais dez).

PUBLICIDADE

“É um grande compromisso para a nossa organização financiar 700 milhões de dólares ou mais neste estádio, e isso mostra a confiança que temos em estar aqui e fazer parte do crescimento e do renascimento contínuo desta área”, disse Silverman. “Estamos juntos nessa. Não estamos fazendo uma aposta. Estamos investindo no futuro desta cidade e desta franquia, e vemos anos muito, muito bons pela frente”.