Contratado no primeiro semestre, antes de Lucas Moura e James Rodriguez, Alexandre Pato ainda não conseguiu uma expressiva sequência em seu retorno ao São Paulo. Apesar deste cenário, o jogador de 34 anos tem sido peça importante nos bastidores do clube. De acordo com o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, o renomado atleta tem tido um posicionamento de liderança entre os mais jovens.
No programa “De Primeira”, do UOL Esporte, PVC destacou que o atacante tem pegado experiências negativas do passado, para orientar as joias do Tricolor a não cometer os mesmos erros.
“De todas as razões que a gente apontou aqui na época da contratação do Pato, do porquê ele foi contratado, o Pato passa a ter uma papel de liderança entre os mais jovens, o Pato no vestiário diz muito para os mais jovens — ‘faça o que eu digo, não faça o que eu fiz’. É bem esse o papel do Pato ali dentro”, disse o comentarista.
“Então, se entendia que o Pato serviria de referência para os mais jovens, que o Pato está transformado em relação à maturidade dele. Um ponto importante: entendia-se que se o Pato, depois de se recuperar no São Paulo, fosse para outro clube e desse certo, o São Paulo seria cobrado. Outro aspecto é que ele não ganha um salário extraordinário para o futebol brasileiro, ele ganha em torno de R$ 200 mil”, complementou PVC.
Em seu retorno ao São Paulo, Pato acumula 10 jogos realizados e dois gols anotados – um deles no clássico contra o Santos, no dia 16 de julho, pelo Brasileirão. No duelo contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (20), o atacante foi acionado por Dorival Júnior na segunda etapa, atuando 10 minutos.

