Home Futebol SAF do Fortaleza é aprovada por sócios; saiba mais

SAF do Fortaleza é aprovada por sócios; saiba mais

Leão do Pici deve se tornar empresa em breve; modelo desejado pela diretoria não deve ter venda inicial de ações

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Fortaleza deu mais um passo para se tornar de vez uma SAF. Neste sábado (23), os sócios do clube votaram a criação da empresa a fazer a futura gestão do futebol, além de mudanças do estatuto do clube, e estas foram aprovadas pelos presentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na votação, 1256 sócios (dentre proprietários e sócios-torcedores) votaram na reunião, um recorde para a história do Leão do Pici. E a aprovação da criação da SAF também foi massiva, com 1195 votos a favor, 57 contra e um em branco.

A aprovação deve fazer com que a diretoria já inicie a constituição da empresa e seus trâmites para a passagem dos ativos do futebol do Tricolor para a propriedade desta. No entanto, ao contrário do modelo adotado por grande parte dos clubes brasileiros que seguiram neste caminho, não haverá neste começo venda de ações a investidores externos.

PUBLICIDADE

Por enquanto, a SAF do Fortaleza é uma espécie de ‘movimentação’ feita pela diretoria para buscar manter o time competitivo diante do surgimento de tal formato de administração, além de ter a chance de fazer empréstimos que sejam mais fáceis de se captar no mercado e de se dar garantias de pagamento, que poderiam ser parte das ações.

PUBLICIDADE

A intenção é de manter o controle da empresa nas mãos do Leão, com uma venda futura das ações, mas sem indicação momentânea de que o projeto venderia o controle acionário do clube para investidores externos. O tipo de modelo da SAF tem inspiração no Bayern de Munique.

Além da criação da empresa, os sócios do Fortaleza também votaram por mudanças no estatuto do clube, estas aprovadas por 1202 votos a favor e 53 contra, com também um voto em branco.

Better Collective