Home Futebol Seleção da Polônia demite seu treinador após oito meses no cargo

Seleção da Polônia demite seu treinador após oito meses no cargo

O português Fernando Santos havia assumido o comando técnico da equipe em janeiro, e deixa após sequência ruim de resultados nas Eliminatórias para a Eurocopa

Vinicius Nunes
Cientista Social, apaixonado por futebol. Flamenguista e torcedor do West Ham, pois o coração permite amar ambos

Fernando Santos não é mais treinador da seleção polonesa de futebol. O Presidente da Associação Polonesa de Futebol, Cezary Kulesza, anunciou o desligamento do comandante português na tarde desta quarta-feira (13).

PUBLICIDADE

Santos assumiu o comando da Polônia ainda em janeiro. O treinador 68 anos havia dirigido a seleção de Portugal na Copa do Mundo de 2022, e foi demitido em dezembro – cinco dias após a eliminação para Marrocos, nas Quartas de Final do torneio (10). Ele esteve a frente da equipe por oito anos.

Durante o período, o país vivenciou suas maiores conquistas futebolísticas, a exemplo da Eurocopa 2016 e a Liga das Nações 2019. No entanto, seu estilo de jogo pouco propositivo em meio a um plantel recheado de atletas de destaque nas grandes ligas europeias punham pressão no desempenho de seus comandados.

PUBLICIDADE

O contrato de Fernando Santos com a seleção polonesa previa que o mesmo liderasse o time polaco durante todo o ciclo até o mundial de 2026. No entanto, a sequência ruim de resultados ainda no começo do trabalho puseram seu cargo em xeque.

Afinal, a equipe alvirrubra é a penúltima colocada do seu grupo de eliminatórias para a Eurocopa 2024, atrás de seleções como Moldávia, República Tcheca e Albânia. Neste caso, destaca-se que a Polônia foi a única seleção de seu grupo a ter se classificado para o último mundial.

Fernando Santos não resistiu a pressão na seleção da Polônia

Após a derrota por 2×0 para a Albânia no último domingo (10), Santos afirmou que não iria rescindir seu contrato. O revés para os albaneses aumentou a pressão por resultados, tendo em vista que a seleção possuía uma invencibilidade diante deste adversário desde 1953.

Ao final da partida, o capitão e principal referência da equipe, Robert Lewandowski, declarou que a seleção precisava de “grandes mudanças” para que assim pudesse “ver uma luz no fim do túnel”. De acordo com apuração do jornal português, Diário de Notícias, as palavras do jogador foram entendidas como recado ao treinador.

PUBLICIDADE

Durante os oito meses sob o comando da seleção, Fernando Santos disputou seis jogos, somando três vitórias e três derrotas. Ele deixa a equipe com seis pontos em cinco partidas nas Eliminatórias para a Eurocopa, estando portanto fora da zona de classificação para a competição.