Home Futebol STJD toma atitude sobre suposta mensagem nazista de torcedores do Botafogo

STJD toma atitude sobre suposta mensagem nazista de torcedores do Botafogo

Publicação de torcida do Glorioso rendeu muita polêmica

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu arquivar denúncia da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) contra o Botafogo. Para a entidade, uma torcida organizada do clube tinha feito um post de natureza nazista em rede social antes do jogo contra o Flamengo há mais de uma semana, pela 22ª rodada do Brasileirão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o UOL Esporte, a Procuradoria entendeu que não havia motivo em responsabilizar o clube por uma atitude de torcida organizada feita nas redes sociais.

A torcida “Loucos pelo Botafogo” compartilhou a frase “Antes morto que vermelho” para convocar a torcida para o clássico contra o Botafogo no último dia 2 de setembro, no Nilton Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na denúncia feita, a ABI entendeu que a mensagem feriu o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

A procuradoria do STJD afirmou em parecer que as condutas descritas como criminosas na notícia de infração “poderão ser apuradas pelas autoridades policiais competentes”.

“Para que seja configurada a responsabilidade da entidade de prática desportiva pela conduta imprópria dos seus torcedores é fundamental: de que a respectiva conduta tenha ocorrido dentro do estádio ou arena, antes, durante ou após o término da partida”, relatou o procurador Rafael Bozzano.

PUBLICIDADE

Próximo jogo do Botafogo

Após a derrota no clássico contra o Flamengo, o Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 21h, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, pela 23ª rodada do Brasileirão.

PUBLICIDADE
Better Collective