A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu arquivar denúncia da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) contra o Botafogo. Para a entidade, uma torcida organizada do clube tinha feito um post de natureza nazista em rede social antes do jogo contra o Flamengo há mais de uma semana, pela 22ª rodada do Brasileirão.
De acordo com o UOL Esporte, a Procuradoria entendeu que não havia motivo em responsabilizar o clube por uma atitude de torcida organizada feita nas redes sociais.
A torcida “Loucos pelo Botafogo” compartilhou a frase “Antes morto que vermelho” para convocar a torcida para o clássico contra o Botafogo no último dia 2 de setembro, no Nilton Santos.
Na denúncia feita, a ABI entendeu que a mensagem feriu o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A procuradoria do STJD afirmou em parecer que as condutas descritas como criminosas na notícia de infração “poderão ser apuradas pelas autoridades policiais competentes”.
“Para que seja configurada a responsabilidade da entidade de prática desportiva pela conduta imprópria dos seus torcedores é fundamental: de que a respectiva conduta tenha ocorrido dentro do estádio ou arena, antes, durante ou após o término da partida”, relatou o procurador Rafael Bozzano.
Próximo jogo do Botafogo
Após a derrota no clássico contra o Flamengo, o Botafogo volta a campo no próximo sábado, às 21h, contra o Atlético-MG, na Arena MRV, pela 23ª rodada do Brasileirão.

