Foto: Ricardo Moraes - Pool/Getty Images
Há exatos três anos, em uma sexta-feira (30.10.20), o Palmeiras anunciava o seu novo treinador, o até então desconhecido dos brasileiros, o português Abel Ferreira, que à época assinava um contrato de duas temporadas com o clube.
Abel Ferreira desembarcaria em São Paulo dias depois, vindo do PAOK da Grécia, com mais quatro colegas para compor a equipe de trabalho na Academia de Futebol do Palmeiras: os assistentes Vitor Castanheira e Carlos Martinho, o preparador físico João Martins e o analista de dados José Magalhães.
Abel Ferreira, antes de chegar ao Palmeiras, já era considerado um dos destaques da nova geração de técnicos portugueses
À época, com 41 anos, Abel Ferreira já era um dos destaques da nova geração de treinadores portugueses, com o treinador ganhando sua primeira chance na elite do futebol europeu em 2017, quando assumiu o comando do Braga, fazendo um excelente trabalho.
Assim, a contratação de Abel Ferreira encerrava uma ‘novela’ de mais de duas semanas, desde que Vanderlei Luxemburgo foi demitido do Palmeiras.
Porém, antes de acertar com Abel Ferreira, a diretoria do Verdão tentou Miguel Ángel Ramírez, que era do Independiente Del Valle (Equador), mas o treinador espanhol e clube não se acertaram.
Agora, três anos depois, Abel Ferreira empilha títulos no Palmeiras, com duas Copas Libertadores (2020 e 2021), um Brasileirão (2022), uma Copa do Brasil (2020), dois Paulistões (2022 e 2023), uma Supercopa do Brasil (2023) e uma Recopa Sul-Americana (2022).
Por fim, quando da chegada de Abel Ferreira, o Palmeiras brincou nas redes sociais para anunciar o técnico… o resto é história. Veja:

